Reunimos em uma só matéria todos os pilotos e equipes que estão no grid da MotoGP em 2015. A temporada começa nesse final de semana, em Losail, no Catar.
2015 será uma temporada especial para a MotoGP. É um ano que marca a volta de duas gigantes marcas do motociclismo: a Suzuki, que estava afastada desde 2011; e a Aprilia, que não dava as caras na categoria rainha do motociclismo desde 2004.
Graças à novas regras, que tentam nivelar a categoria e controlar os gastos, fazia tempo que a MotoGP não tinha um grid tão recheado: serão 14 equipes e 25 pilotos disputando o campeonato. E, pelos testes pré-temporada, a diferença entre eles diminuiu. Às vezes, foram mais de dez competidores dentro do mesmo segundo.
Repsol Honda Team
- Pilotos: Marc Márquez (93) e Dani Pedrosa (26)
- Moto: Honda RC213V
- Categoria: Factory
O único objetivo dos campeões do mundo é permanecer no topo da MotoGP por mais um ano. Mas, repetir a esmagadora supremacia de 2014 (quando venceram 14 de 18 corridas) não será nada fácil.
Marc Márquez é o franco favorito e sai à caça do tricampeonato. O espanhol corre sossegado, porque do outro lado da garagem está o conterrâneo (e amigo) Dani Pedrosa. O piloto da moto #26, por sua vez, reformulou sua equipe pessoal para conseguir andar mais próximo de Márquez nessa temporada.
Movistar Yamaha MotoGP
- Pilotos: Valentino Rossi (46) e Jorge Lorenzo (99)
- Moto: Yamaha YZR-M1
- Categoria: Factory
A Yamaha tenta esse ano se reaproximar da Honda. Para isso, a marca dos diapasões mexeu bastante na M1 para recuperar a força de outrora. Escapamento, geometria e suspensão foram modificados e agora eles também contam com o câmbio ‘seamless’ completo, dispositivo que reduz a perda de tempo nas trocas de marca, ganhando preciosos segundos no cronômetro.
Aos 36 anos de idade, Valentino Rossi sabe que está em seus últimos anos na MotoGP e busca apenas se manter competitivo e se divertir. Entretanto, o italiano disse que se puder brigar pelo décimo título, fará com prazer. Já Jorge Lorenzo tenta uma reafirmação, depois da péssima temporada de 2014, quando não se entendia com os pneus Bridgestone.
Ducati Team
- Pilotos: Andrea Dovizioso (4) e Andrea Iannone (29)
- Moto: Ducati Desmosedici GP15
- Categoria: Factory com benefícios de Open
A Ducati, como nos últimos anos, está em busca da competitividade perdida desde os tempos de Casey Stoner. No entanto, os italianos parecem estar em uma curva ascendente: em 2014, a diferença para Honda e Yamaha caiu bastante e os resultados dos testes com a nova GP15 foram animadores. Eles encerraram a pré-temporada como os mais rápidos.
Andrea Dovizioso agora terá a companhia do conterrâneo e xará Andrea Iannone, que graças à bons desempenhos na satélite Pramac, foi promovido à equipe principal. A Ducati conta com a perícia e o forte tempero italiano de ambos para voltar a vencer.
Team Suzuki Ecstar MotoGP
- Pilotos: Aleix Espargaró (41) e Maverick Viñales (25)
- Moto: Suzuki GSX-RR
- Categoria: Factory com benefícios de Open
A Suzuki está de volta à MotoGP, depois de sair pela porta dos fundos ao final da temporada 2011. Mas, competir na categoria rainha está no sangue da marca de Hamamatsu. Eles voltaram com uma equipe totalmente formulada, liderada por Davide Brivio, um dos pilares dos ‘anos de ouro’ de Valentino Rossi na Yamaha
Os pilotos também são muito bons. Aleix Espargaró finalmente tem uma chance em uma equipe de fábrica, após dar diversos espetáculos nos últimos anos pela Forward. Ao seu lado estará o novato Maverick Viñales, um espanhol muito rápido que foi o piloto revelação da Moto2, no ano passado e campeão da Moto3 em 2013.
Aprilia Racing Team Gresini
- Pilotos: Álvaro Bautista (19) e Marco Melandri (33)
- Moto: Aprilia RS-GP
- Categoria: Factory com benefícios de Open
Quem também está de volta é a Aprilia, que deixou a MotoGP após uma desastrosa campanha em 2004. No entanto, nos anos seguintes, eles se reestruturaram e criaram um dos melhores times do World Superbike, campeão com Max Biaggi em 2010 e 2012.
É parte desse time que está de volta, em uma joint-venture com a lendária Gresini-Racing. Mas, os resultados dos primeiros testes foram alarmantes, com Álvaro Bautista não conseguindo mais do que andar no pelotão intermediário e Marco Melandri, (que também está de volta) nas últimas posições. O primeiro ano será de muito trabalho e muita paciência.
CWN LCR-Honda
- Pilotos: Cal Crutchlow (35) e Jack Miller (43)
- Moto: RC213V (Crutchlow) e RC213V-RS (Miller)
- Categoria: Factory (Crutchlow) e Open (Miller)
A LCR está comemorando dez temporadas na categoria rainha e essa será a primeira em que eles contarão com duas motos, uma na categoria Factory e outra na Open. Para manter seus estreitos laços com a Honda, o time de Lucio Cecchinello precisou dispensar Stefan Bradl e trazer Cal Crutchlow, que chega buscando um recomeço na carreira, após uma desastrosa passagem pela Ducati.
Seu companheiro de equipe será o polêmico Jack Miller, que causou muita confusão na Moto3 em 2014, mas também mostrou arrojo e acabou o ano vice-campeão. O australiano, de apenas 19 anos pulou diretamente para a MotoGP, sem passar pela categoria intermediária, Moto2. É uma incógnita.
Monster Yamaha Tech3
- Pilotos: Pol Espargaró (44) e Bradley Smith (38)
- Moto: Yamaha YZR-M1 (2014)
- Categoria: Factory
A Tech3, por outro lado, manteve tudo como estava, desde os patrocinadores, até os pilotos. O time de Hervé Poncharal correrá com a M1 que foi de Rossi e Lorenzo em 2014, na categoria Factory.
Pol Espargaró entra em seu segundo ano na MotoGP. O espanhol caiu um bocado na pré-temporada, mas mostrou velocidade. Seu companheiro de equipe, Bradley Smith tem o objetivo de mostrar a que veio no Mundial, depois de uma irregular campanha em 2014.
Pramac Racing Ducati
- Pilotos: Yonny Hernandez (68) e Danillo Petrucci (9)
- Moto: Ducati Desmosedici GP14.2
- Categoria: Factory com benefícios de Open
A Pramac chega à sua décima temporada de parceria com a Ducati. O relacionamento próximo com a marca de Bolonha rendeu duas motos GP14.2, os protótipos que encerraram o último ano em grande forma, no time principal.
Com a saída de Andrea Iannone, o colombiano Yonny Hernandez foi promovido à primeiro piloto. Sua vida, no entanto, não será fácil porque o time recrutou o veloz Danilo Petrucci e o italiano já mostrou que não está afim de ficar atrás. A briga vai ser bonita.
Athinà Forward Yamaha
- Pilotos: Stefan Bradl (6) e Loris Baz (76)
- Moto: Yamaha YZR-M1 (2013)
- Categoria: Open
Após dois anos conseguindo pequenos brilhos com Aleix Espargaró, a Foward conseguiu se destacar e o pequeno time italiano costurou um belo acordo com a Yamaha para utilizar as M1 da temporada 2013, muito melhor do que os chassis artesanais que vinha usando.
Espargaró, no entanto, partiu para a Suzuki e a Foward agora conta com Stefan Bradl. O alemão, que foi dispensado da LCR corre com o objetivo de ir à forra e mostrar que ainda tem muito a oferecer. Ao seu lado, estará o estreante Loris Baz, que estava competindo no World Superbike, com a Kawasaki.
Avintia Ducati
- Pilotos: Hector Barberá (8) e Mike Di Meglio (63)
- Moto: Ducati Desmosedici GP14
- Categoria: Open
A pequena Avintia deu um salto de qualidade no final de 2014, graças à um acordo com a Ducati, tornando o pequeno time espanhol uma espécie de segunda satélite da marca. Eles agora utilizam uma GP14 e os resultados começaram a aparecer.
Hector Barberá realizou uma boa pré-temporada, chegando a andar entre os dez primeiros. Não tão rápido assim foi Mike Di Meglio. O francês permaneceu na equipe por mais um ano e seu principal objetivo é marcar pontos.
Aspar Honda
- Pilotos: Nicky Hayden (69) e Eugene Laverty (50)
- Moto: Honda RC213V-RS
- Categoria: Open
A Aspar encerrou a pré-temporada animada, porque a nova Honda RC213V-RS mostrou um desempenho muito superior à versão anterior. No entanto, o time de Jorge Martinez sofreu um baque hoje (26) quando seu principal patrocinador, a bebida energética Drive M7 cancelou o acordo de patrocínio. O time vai ter que correr atrás para buscar um novo apoiador com a temporada em andamento.
O experiente Nicky Hayden permaneceu por mais um ano e está recuperado da cirurgia no pulso que tirou-o de quatro etapas, no ano passado. Com a aposentadoria de Colin Edwards, Hayden é o único norte-americano no grid de largada e terá como companheiro o estreante Eugene Laverty, oriundo do British Superbike.
Cardion AB Honda
- Piloto: Karel Abraham (17)
- Moto: Honda RC213V-RS
- Categoria: Open
A Cardion AB Honda é uma equipe criada toda em volta de Karel Abraham, o primeiro piloto checo da história da MotoGP. Eles evoluíram bastante em 2014, depois que passaram a competir com motos Honda. Agora, será o segundo ano da parceria.
Abraham chegou a andar bem na pré-temporada, conquistando um surpreendente décimo lugar em Sepang, graças à nova RC213V-RS. Por isso, o checo, que está entrando em seu quarto ano na categoria rainha tem tudo para fazer sua melhor temporada.
Estrella Galicia 0,0 Marc VDS
- Piloto: Scott Redding (45)
- Moto: Honda RC213V
- Categoria: Factory
Uma das grandes novidades de 2015 é a chegada da Marc VDS à categoria rainha do motociclismo. Depois de dominar a Moto2 e Moto3, o time do bilionário belga Marc Van Der Straten está estreando na MotoGP, com uma estrutura única para o britânico Scott Redding.
Redding já conhece a equipe, tendo sido vice-campeão com eles em 2013 na Moto2. Pensa que eles desistiram das outras categorias? O dinheiro rola tão solto que eles estão nas três, em ótimas condições. É um time a ser observado nessa temporada.
Octo Ioda Racing
- Piloto: Alex De Angelis (15)
- Moto: ART-Aprilia
- Categoria: Open
A Ioda Racing é o time mais frágil da MotoGP. Não foi fácil sobreviver ao inverno europeu e eles precisaram encolher para estar presente no grid. Ao contrário de 2014, quando tiveram duas motos, agora apenas o experiente Alex de Angelis estará defendendo as cores da equipe, nessa nova temporada.
Por incrível que pareça, De Angelis não foi o mais lento nos testes. Apesar de usar um chassi fabricado artesanalmente com motor Aprilia, o samarinês foi mais veloz que Marco Melandri, que ficou em último em todas as sessões.