Aproveitando o embalo do enorme sucesso que as motos BMW estão fazendo no mundo todo (inclusive no Brasil), a marca alemã aproveitou o Salão de Milão, na Itália para mostrar ao mundo a novíssima supermotard, S1000XR e a renovada naked F800R.
Apesar de ser uma novidade para o grande público, a S1000XR já é conhecida dos espiões e caçadores de segredos. A moto tem sido flagrada em testes na fábrica da BMW em Munique na Alemanha e também ao redor dos alpes italianos desde o começo do ano.
Aproveitando o embalo da moda Adventure que assola as duas (e quatro) rodas, a S1000XR utiliza o mesmo motor de 999 cm³ da esportiva S1000RR (assim como da naked S1000R). Entretanto, o propulsor foi remapeado para um melhor torque em baixos e médios regimes, com a potência máxima caindo de 195 cv para apenas 160.
Motor igual, todo o resto diferente
Embora seja muito semelhante ao da S1000R, o quadro em dupla trave de alumínio da S1000XR é inteiramente novo. Os técnicos alemães precisaram fazer uma peça nova que se adequasse melhor à ciclística e manuseio desse tipo de moto, já que o chassi das irmãs é praticamente esportivo.
Outro detalhe novo é a balança, também construída em alumínio, mas reforçada, para aguentar o maior peso que as supermotards costumam carregar. Ela também é mais longa, aumentando o entre-eixos em relação à S1000RR: 1.548 milímetros no total. Desse modo, segundo a BMW, a pilotagem fica menos arisca e mais confortável.
O design geral remete à naked S1000R, lançada no ano passado. Faróis duplos, carenagem parcial e uma mistura de peças plásticas na cor escolhida e preto fosco dominam o visual que é sóbrio e agradável.
Os bons 30 mm de altura em relação ao solo permitem leves incursões fora da estrada, mas lembre-se: essa não é uma trilheira típica. Com rodas de 17 polegadas e pneus esportivos, seu uso é 95% no asfalto. Para levantar poeira a BMW oferece a R 800 GS e R 1200 GS Adventure.
O pacote eletrônico, como em toda a BMW, é de primeiro mundo. Controle de tração com diversos níveis e ABS Bosch de última geração, já podem ser considerados, de praxe. Mas, a S1000XR ainda conta com quick shifter (opcional), controle de largada e controle de estabilidade (ASC). Entretanto, curiosamente, o cliente precisará desembolsar um extra para liberar o modo de condução “Pro”, que contém outros dois modos: Dynamic e Dynamic Pro.
F800R remodelada
Inalterada desde 2009, a BMW resolveu fazer profundas modificações na F800R para 2015. A começar pelo farol dianteiro, que abandonou o formato duplo assimétrico e agora está em estilo escudo/diamante.
Mas as mudanças não foram apenas estéticas. A BMW mudou alterou o câmbio, freios, revisou a suspensão e posição de pilotagem, refinou o controle de tração e a suspensão eletrônica, na tentativa de revitalizar as vendas da naked.
O motor continua o mesmo Rotax bicilíndrico paralelo de 798 cm³. Mas, a potência aumentou de 87 cv para 90 cv à 8.000 rpm. O quadro é de dupla trave de alumínio. As bengalas dianteiras agora são invertidas. A altura geral da moto também diminuiu com o assento à 79 centímetros de distância do solo (10 a menos que a versão anterior).
Estão presentes pela primeira vez na F800R controles como Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA) e controle de estabilidade automático (ASC). O ABS é padrão para todos os modelos e está trabalhando em melhor conformidade com as novas pinças de freio radiais. A lista de acessórios e bem grande e a naked agora conta com alforges e bauleto para longas viagens.