Há alguns meses ela era apenas um rumor, mas agora se tornou realidade. Aqui estão as primeiras fotos da MV Agusta F4 RC (Reparto Corse), uma edição limitada, vinda diretamente das pistas de corrida.
A moto é uma evolução da F4 RR convencional, praticamente uma versão com placa e farol do modelo que está sendo utilizado esse ano no World Superbike com o piloto britânico Leon Camier.
O que mais chama a atenção na MV Agusta F4 RC é a pintura, semelhante à utilizada no campeonato mundial. Todos os patrocinadores estão lá, inclusive o número 37, fazendo alusão ao número de títulos que a marca de Varese já conquistou nas pistas. Também está o logo da AMG, braço esportivo da Mercedes-Benz, a nova proprietária.
Feita com materiais nobres
O motor de quatro cilindros foi inteiramente reformulado para oferecer ainda mais desempenho, utilizando-se magnésio em diversas peças. O resultado são 205 cv de potência a 13.450 rpm, com um torque de 11,7 kgf.m a 9300 rpm.
A eletrônica também recebeu uma atenção especial, com a centralina eletrônica ELDOR gerenciando praticamente todos os parâmetros do motor. São 4 modos de pilotagem e há ajustes na sensibilidade do acelerador (Ride-By-Wire), no torque, no freio motor e no quick swifter. O ABS e o Controle de Tração podem ser desligados e possuem 8 níveis de intervenção.
As suspensões, como se imaginava, são de primeiríssima qualidade, da marca sueca Öhlins, modelo NIX30 na dianteira, invertida e ajustável. Atrás, o monoamortecedor é do modelo TTX36, com um reservatório separado. Há também um amortecedor de direção. Para parar esse míssil, há dois discos Brembo M50 com pinças radiais e quatro pistões na dianteira.
Mais forte e mais leve
Além ficar mais ‘musculosa’, a F4 RC também precisou passou por uma rígida dieta, na qual até o peso dos parafusos foi levado em conta, sendo de titânio. O resultado pôde ser visto na balança: 183 kg à seco, sete a menos que o modelo standard.
Para completar os mimos, a MV Agusta F4 RC ainda vem com um certificado de autenticidade e um conjunto completo de componentes especiais, permitindo elevar ainda mais a potência, para 212 cv à 13.600 ao mesmo tempo em que reduz o peso para apenas 177 kg. Este kit de corrida inclui:
- Escapamento Termignoni feito de titânio com proteção térmica de fibra de carbono
- Unidade de controle
- Cobertura de fibra de carbono traseira do assento para uso individual
- Tampa de combustível de acionamento rápido
- Caixa de ferramentas com jogo de parafusos
- Certificado de autenticidade de edição limitada a apenas 250 cópias da motocicleta
- Tampa personalizada