A concessionária portuguesa Mototrofa foi a vencedora do Honda Customs, concurso promovido pela marca japonesa entre suas revendedoras europeias para eleger a mais bela e elegante CB650F personalizada do momento.
Elegida com 29% dos votos recebidos entre nove adversárias, a CB650F tem uma história muito especial. A motocicleta foi quase inteiramente perdida em um incêndio devastador. No entanto, com esforço e determinação, eles conseguiram dar uma segunda vida ao modelo que ganhou o apropriado nome de “Fênix”.
Inspirada no pássaro da mitologia grega que virou símbolo do renascimento, a Mototrofa utilizou-se de componentes de outras motos Honda para conceber o design bastante limpo e minimalista. A balança monobraço vem de uma VFR750F, enquanto a roda dianteira é a de uma CBR900RR Fireblade.
Peças especialmente desenvolvidas também foram feitas, como o assento e a cauda traseira. A pintura majoritariamente branca em vermelho e cinza foi desenvolvida pela fabricante de capacetes Nexx. O número “93” é uma homenagem à Marc Márquez assim como ao ano de fundação da concessionária.
Para escolher os vencedores do concurso, os mais de 7.000 visitantes do site Honda Customs votaram entre dez modelos desenvolvidos por concessionárias da Espanha, França e Portugal. A ideia inicial era apresentar o resultado no tradicional festival Wheels & Waves, o que não foi possível devido à Covid-19.
A CB650F “Fênix” venceu competidores igualmente caprichados como a CB650R BMX da concessionária Werther Honda, seguida de perto pela CB650R Four Limited Edition da Espace Motos, ambas na França. Apenas 12 votos separaram essas duas revendedoras.