A concessionária portuguesa Honda Wingmotor customizou uma CB650F com inspiração nas motos de Rali Dakar da HRC. E não é que o trabalho ficou muito bom?
Em comum com a CB650F original só ficou o motor tetracilíndrico e o quadro. A carroceria no estilo Neo Sports Café deu lugar a um visual desértico, típico das motos de enduro que competem nesses ralis de longa duração.
Isso fica evidente na enorme bolha dianteira, que abria o painel digital e um RoadBook, que os pilotos utilizam para se orientar no meio do deserto. O para-lama dianteiro foi elevado e os pneus originais substituídos por borrachudos Continental TKC 80.
A rabeta também foi reformulada e agora abriga um único assento recoberto com tecido vermelho para combinar com a pintura oficial da HRC. Para fazer o motor roncar como se deve, uma nova ponteira Arrow, mais alta, foi instalada.
O trabalho de customização é uma homenagem ao piloto português Paulo Gonçalves, que morreu tragicamente na edição 2020 do Rali Dakar, após servir por muitos e muitos anos como um dos pilotos oficiais da Honda.
Naturalmente, a motocicleta também celebra a vitória de Ricky Brabec na mesma edição, sendo esse o primeiro triunfo de uma Honda no Rali Dakar desde 1989, interrompendo uma sequência de quase 20 anos de sucessos da KTM.
A moto parece formidável e as fotos ficaram ótimas, só faltou um vídeo para a vermos em ação. Seria interessante fazer uma pequena comparação, em termos de desempenho, com a CRF450F, a máquina de guerra para esses desafios. Mas aí já seria pedir demais…