A Yamaha não gostou nada da atitude de Jorge Lorenzo, que pediu para interferir no apelo de Valentino Rossi junto à Corte de Arbitragem do Esporte (CAS). O ato gerou desconforto na marca dos diapasões e deixou o clima entre os dois companheiros de equipe ainda mais tenso.
A declaração foi feita pelo jornalista Guido Meda do canal italiano Sky Sport 24, que citava informações de William Favero, Gerente de Comunicações da Yamaha Racing. Segundo o integrante da equipe, a marca ficou mais uma vez decepcionada com a atitude de Lorenzo.
“Nós não compreendemos porque Jorge tentou mais uma vez se intrometer em uma história que não é da sua conta. Nós não entendemos como ele pode se considerar uma parte afetada em um incidente que envolve Rossi e Márquez. Estamos desapontados porque Jorge tomou a iniciativa de se incluir nessa questão sem nos avisar, algo que Rossi fez antes de se aventurar esse processo com a CAS.”
Meda, entretanto, fez questão de ressaltar que a situação “não é de ruptura” entre Lorenzo e a Yamaha, mas que a atitude causou grande desconforto. Essa, no entanto, é a segunda vez em duas semanas que o espanhol entra em conflito com os japoneses.
No pódio do Grande Prêmio da Malásia, Lorenzo fez sinal de negativo para Rossi com o polegar para baixo. Logo depois, na entrevista coletiva que sempre é realizada após todas as corridas, o espanhol disse que o companheiro de equipe não levou uma punição maior por causa de seu nome, palavras que muito irritaram a cúpula da Yamaha.
A situação é tão tensa que a Movistar, principal patrocinadora da equipe teria até cancelado uma festa marcada para quinta-feira que vem (12) para comemorar o título. A marca Iwata pretende reunir Rossi e Lorenzo em Valência a fim de esclarecer esse mal-entendido e tentar criar um clima de paz para a última etapa do campeonato, que decidirá qual dos dois será o campeão.