A Kymco está completando 60 anos de existência e, para comemorar, a JTZ Motors, representante da marca no Brasil vai lançar este ano dois novos modelos por aqui: o AK 500 Premium e o Downtown 350.
Apresentado no último Salão de Milão, em novembro do ano passado, o AK 550, na sua configuração Premium, é um maxiscooter luxuoso e com aptidão para pegar a estrada, graças ao seu motor de dois cilindros horizontal capaz de desenvolver 51 cv a 7.500 rpm.
As rodas de liga são bem esportivas, nas medidas 120/70-R15 na dianteira e 160/60-R15 na traseira. A transmissão da potência é do tipo CVT por correia trapezoidal. O scooter conta com recursos de segurança, como sistemas de ABS e controle de tração.
Mas é a lista de equipamentos para viajar que impressiona no AK 550, como para-brisa regulável de forma elétrica, controle de cruzeiro e manoplas com aquecimento, que realmente só são vistos em motos premium. O modelo chega para concorrer com o BMW C400X.
Reformulado recentemente na Europa, o Downtown 350 é uma evolução do Downtown 300, embora seu motor monocilíndrico, que entrega uma potência de 29 cv a 7.500 rpm e 3,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm, tenha na verdade 321 cm³.
Entre as atualizações está um design geral mais esportivo graças a uma carroceria mais angular. O pára-brisas está mais alto e os assentos individuais foram aprimorados, melhorando o conforto por mais horas ao guidão. O compartimento de carga aceita até dois capacetes.
Igualmente bem completo, o Downtown 350 ainda vem com painel TFT colorido, bem como um sistema de ignição sem chave, controle de cruzeiro e controle de tração. No Brasil, deve concorrer com o Yamaha XMAX. A data de lançamento de ambos será divulgada em breve.
Fundada na Ilha de Taiwan em 1963, a Kymco (abreviação de Kwang Yang Motor Company) inicialmente produzia componentes de motores e transmissões para motocicletas. Hoje é um dos maiores players de scooters, motos e ATVs com uma produção anual de mais de um milhão de veículos.
Recentemente, representantes da montadora estiveram na sede da JTZ como parte de uma série de visitas a países latino-americanos. O objetivo das visitas foi pesquisar o mercado da região para planejamento e desenvolvimento de novos produtos para os próximos cinco anos.