Qualquer base é boa, se passar pelas mãos adequadas. Esse é o principal lema dos customizadores, capazes de transformar completamente um modelo de motocicleta. Veja o caso dessa Honda Shadow 400, que deixou de ser uma pacata Custom para se virar uma nervosa Café Racer.
A transformação foi encabeçada por Pepo Rosell, preparador e líder da conhecida XTR Pepo, empresa de customização sediada em Madri, na Espanha. O espanhol começou modificando o quadro, que foi encurtado e pintado de vermelho brilhante. A balança original foi dispensada substituída por outra feita em tubos de aço.
Dessa forma, Rosell pode mudar o sistema de amortecimento da moto, passando do convencional bi-choque da Shadow original, para um Pró-Link que une o quadro ao novo braço oscilante. O amortecedor ficou muito mais centralizado, quase na horizontal. O subchassi também é novo, mais curto apenas para acomodar o assento feito a mão de apenas um lugar.
Na ciclística tudo foi substituído para melhor. As bengalas dianteiras, por exemplo, agora são invertidas provenientes de uma Kawasaki ZX-6R. As pinças de freio Tokico mordem discos de 320 milímetros de competição. A bomba vem de uma Suzuki GSX-R750.
Também vem de uma Suzuki a embreagem e os semi-guidões, no caso, de uma GSX-R 600. Os manetes são articulados e as pedaleiras foram doadas de uma Yamaha YZF-R1. Os pedais de câmbio e freio traseiro, no entanto, foram confeccionados artesanalmente.
Como o motor original não estava funcionando bem, Rosell e sua equipe tiveram que conseguir outro, que não passou por extensas modificações, exceto uma revisão e um novo filtro de ar. Os escapamentos, no entanto, são personalizados, um para cada cilindro, com saídas bem curtas do lado direito.
O tanque, por incrível que pareça veio de uma Yamaha YBR 125, precisando passar por uma pequena adaptação para se encaixar no quadro da Shadow 400. O farol dianteiro veio de uma Mash 125 enquanto que a lanterna traseira, de uma Montesa. Os piscas são de LED.