Já faz mais de 30 anos que a Honda VFR 750R (RC30) apareceu e ainda continua no imaginário dos motociclistas. Como seria se a marca japonesa embarcasse na febre retrô e fizesse uma versão atualizada? O estúdio Kardesign nos dá uma ideia.
Os britânicos já conhecidos por suas ilustrações muito bem feitas aproveitaram a base da descendente da RC30, a VFR 800 (ainda disponível à venda) que também ostenta uma balança monobraço e um motor V4 de 782 cm³.
Embora as carenagens dianteiras sejam praticamente uma cópia da RC 30 original, inclusive com faróis redondos, a motocicleta foi equipada com equipamentos modernos, como iluminação de LED, pinças de freio Brembo Stylema e suspensões Öhlins.
O motor original da VFR800 é capaz de entregar 106 cv a 10.250 rpm e 7,5 kgf.m de torque a 8.500 giros, com o propósito de viajar esportivamente. Não seria nada difícil, portanto, dar uma apimentada no desempenho para a suposta esportiva retrô.
O sucesso de modelos como Kawasaki Z900RS e mais especificamente a MV Agusta Superveloce 800 demonstram como há um público ávido por emulações de um passado não tão distante. A Honda, aparentemente, parece não se importar muito com isso, para alívio da concorrência…