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Como construir uma motocicleta inteira na garagem de casa

Lucas Carioli 2 de março de 2017


A fim de não abandonar o poderoso motor de uma Aprilia RSV 1000 R acidentada, esse artesão inglês criou uma moto inteiramente nova para acomodá-lo. Detalhe: a maioria das peças foi concebida e criada por ele mesmo em sua própria garagem, no norte da Inglaterra.

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A nova carroceria conta com o mesmo sistema de suspensão utilizado pela Bimota. (Fotos: BikeExif)

O sujeito chama-se ‘Shaun’ e preferiu manter-se no anonimato, já que não constrói motocicletas para viver, apenas por hobby. O projeto inteiro levou três anos para ficar pronto. Praticamente todas as peças exceto alguns componentes foram feitos em um espaço de apenas 18 metros quadrados, mas cheio de ferramental.

Shaun explicou que a maioria de suas ferramentas foram adquiridas em leilões e/ou coletadas nos últimos 40 anos. Muita coisa foi convertida ou adaptada para suas necessidades, já que é adepto do lema “faça você mesmo”.

“Minha filosofia é simples: fazer o maior número de peças possível“, afirma. “Se eu não posso fazer, redesenho a peça ou faço uma ferramenta para que eu possa criá-la“, garante. Os processos de Shaun incluem desenhos CAD, CNC e usinagem manual, além de vários outros métodos de fabricação.

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Foi nesse pequeno espaço que a moto foi construída.

Com essa experiência a seu dispor, Shaun tratou de tornar realidade um de seus principais sonhos motociclísticos, pilotar uma motocicleta com o “Hub Center Steering“, revolucionário sistema de suspensão dianteira que separa as forças de direção e frenagem, imortalizado nas Bimota Tesi: “Eu nunca havia montado uma moto assim e ninguém havia me emprestado uma“, revela. “Eu tinha lido um pouco sobre elas e queria ver por mim mesmo como eram“.

Depois de absorver as dicas do “padrinho” do sistema Jack Difazio, Shaun fez os braços da suspensão com tubos ovais T45 acoplados à juntas de eixo em todas as extremidades. O trabalho do inglês foi tão bem planejado que essas juntas podem ser facilmente trocadas, alterando a distribuição de peso da motocicleta.

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Na pista, a motocicleta tem um comportamento bastante estável.

A parte superior do chassi foi feita de Inconel, uma liga de níquel-cromo com resistência à corrosão e altas temperaturas. Já a seção principal foi usinada a partir de alumínio 6082 T6, mesmo material do tanque de combustível e rabeta, que receberam uma envelopagem que imita fibra de carbono.

Uma das poucas peças que Shaun não fez foram as molas (da M Shock) e as rodas, doadas de uma Yamaha R1. Da máquina japonesa também vieram as pinças de freio Tokico, já substituídas por novas da Brembo. No resultado final, a moto ficou com peso incrivelmente baixo (178 quilos) e uma excelente distribuição de peso: 51% na frente e 49% atrás.

Certo, mas essa coisa anda de verdade? Anda e muito bem, segundo o proprietário! Além de não afundar nas frenagens, grande vantagem do Hub Center Steering, a motocicleta é bastante estável, apenas com a traseira rígida demais, já prontamente modificada. Desde então Shaun já percorreu três mil milhas com a motocicleta.


Tags: Conceitos e Customizações Hub Center Steering

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