A Comissão Europeia anunciou ontem (23) a aprovação da compra da Dorna Sports, empresa que gerencia a MotoGP, Moto2, Moto3 e WorldSBK pelo Liberty Media, grupo que já controla a Fórmula 1.
A compra já havia sido fechada em abril do ano passado pelo valor de 4,2 bilhões de euros. Mas a homologação ainda dependia de aprovação da Comissão de Concorrência da UE em Bruxelas, Bélgica,, que levantou suspeitas de que a Liberty Media poderia estabelecer um monopólio.
A transação foi examinada em detalhes durante meses. O órgão antitruste da UE alertou que o acordo poderia elevar os preços do licenciamento dos direitos de transmissão de eventos de automobilismo de ambas as empresas, o que vai contra as leis de comércio europeias.
“A aprovação da Comissão Europeia é o pré-requisito final para a conclusão da aquisição da MotoGP pela Liberty. Estamos muito satisfeitos em iniciar oficialmente a parceria da Liberty com Carmelo e sua excelente equipe de gestão”, disse Derek Chang, Presidente e CEO da Liberty Media.
“A MotoGP é um esporte premium altamente atraente, com corridas incríveis, uma base de fãs apaixonada e um forte perfil de fluxo de caixa. Acreditamos que o esporte e a marca têm um potencial de crescimento significativo, que pretendemos concretizar aprofundando a conexão com a base de fãs e expandindo para um público global mais amplo.”
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da transação pela Comissão Europeia. Este é um marco importante que confirma um futuro ainda mais promissor pela frente”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, detentora dos direitos do Campeonato Mundial desde 1992.
“A MotoGP é um dos esportes mais emocionantes do mundo e estamos ansiosos para acelerar seu crescimento e expandir seu alcance para ainda mais fãs ao redor do mundo. A Liberty é a melhor parceira possível para o nosso esporte e para toda a comunidade, e estamos ansiosos para criar ainda mais valor para nossos fãs, parceiros comerciais e todos os participantes.”
A Liberty Media adquirirá 84% da Dorna Sports, detentora dos direitos da MotoGP, enquanto a administradora da MotoGP manterá 16% da empresa. A previsão é de que o acordo seja fechado até 3 de julho de 2025, inaugurando uma nova era no Campeonato Mundial de Motociclismo.
Quando comprou os direitos da Fórmula 1 em 2016, o Liberty Media promoveu uma revolução na categoria, renovando o seu público, estendendo o seu alcance (especialmente nos EUA), mas descaracterizando bastante o esporte e se afastando de sua antiga base de fãs.