A Comissão de Grandes Prêmios, formada por membros da Dorna, FIM, IRTA e MSMA anunciou hoje (22) mudanças na forma de determinar o resultado final de uma corrida interrompida por bandeira vermelha. As alterações valem para todas as categorias de caráter mundial.
Até agora, se uma corrida precisasse ser interrompida com bandeira vermelha (em caso de acidente ou de perigo geral), o resultado final era obtido a partir da volta em que todos os pilotos cruzaram a linha de chegada pela última vez. Ou seja, se um piloto (ou mais) estivesse meia volta atrás do líder, isso fazia com que a classificação da corrida fosse tirada da volta anterior, ou até antes disso.
Era uma situação que gerava algumas distorções no resultado final. Por exemplo, se um piloto tivesse um acidente momentos antes do aparecimento da bandeira vermelha, o regulamento permitia que sua classificação final fosse mantida graças à posição registrada na última volta completada por todo o grid, inclusive em caso de vitória.
Agora, no entanto, os representantes Carmelo Ezpeleta (Dorna), Paul Duparc (FIM), Herve Poncharal (IRTA) e Biense Bierma (MSMA) decidiram que os resultados serão obtidos a partir da última vez que o líder da corrida cruzar a linha de chegada antes que a bandeira vermelha seja mostrada. Todos os pilotos que estiverem na mesma volta serão classificados nessa ordem, como uma classificação parcial.
Qualquer piloto que não cruzar a linha de chegada na mesma volta que o líder antes da bandeira vermelha será classificado com base em onde cruzou a linha de chegada na volta anterior. Essas duas classificações parciais serão combinadas para fornecer o resultado final da corrida. A nova regra entra em vigor imediatamente, ou seja, já no GP do Catar, previsto para 6 de março.