Já faz 25 anos que a Ducati lançou a sua primeira Monster, modelo que daria origem a todo um novo segmento, o das nakeds de alta cilindrada. Para comemorar, a marca italiana está lançando a 821 2018 com novidades.
A principal delas é um novo painel, inteiramente digital em TFT, tecnologia que permite que diversos parâmetros possam ser ajustados individualmente “em páginas”, com se fosse um smartphone. Nessa categoria, apenas as Triumph Street Triple R/RS possuíam esse dispositivo.
Visualmente, as mudanças são sutis, com um visual mais limpo. Para você, que não quer perder tempo comparando fotos: a rabeta foi redesenhada, assim como a ponteira de escapamento. Na dianteira, o farol tem um design levemente alterado, assim como o tanque, em sintonia com a Monster M900 original de 1992.
A eletrônica, embora não seja a mais completa do mundo, é bem caprichada, com 8 níveis de controle de tração, três modos de pilotagem e três níveis do ABS Bosch. Um Quick Shifter é disponibilizado como atualização de plug-in, possibilitando trocas de marcha rápidas para cima e para baixo.
Não houve mudanças significativas no motor de dois cilindros em L, o Testastretta 11°, capaz de fornecer 109 cv a 9.250 rpm e um torque de 8,7 kgf.m a 7.750 rotações. Já está em conformidade com o Euro4, o que significa que não deve sair de linha tão cedo.
A Monster 821 2018 será comercializada em três cores: vermelha, amarela (semelhante ao modelo de 1992) e uma versão preta, chamada de “Dark Stealth”. O preço anunciado foi de 11.390 euros (R$ 42.509,00, sem impostos e fretes). O modelo será visto ao vivo no Salão de Milão (EICMA), no começo de novembro.