As primeiras sessões de treinos livres para o Grande Prêmio do Japão foram um pesadelo para a Yamaha. No molhado circuito de Motegi, Maverick Viñales e Valentino Rossi tiveram um desempenho abaixo do que se esperava nessa pista.
Nos tempos combinados entre as duas sessões dessa sexta-feira (13), Viñales ficou em 11º lugar, enquanto que Rossi, ainda se recuperando de sua perna direita fraturada no mês passado, foi apenas o 12º colocado a mais de 1s5 do líder Andrea Dovizioso.
“Parece impossível“, disse um decepcionado Viñales após os treinos. “A moto tem um limite. Será difícil porque tentamos o ano todo e é um problema que tivemos durante todo o ano. Nós simplesmente não temos uma boa aderência na parte traseira“, revelou o espanhol.
É uma opinião que Rossi concorda. “No molhado, tem sido difícil para nós esta temporada“, disse o italiano. “Nós sofremos com a aderência na traseira e é difícil resolver os problemas. Por ser um fim de semana de corrida, tentamos muitas coisas. Não sei como podemos resolvê-lo“, confessou.
Para a sorte da Yamaha, o clima na região de Motegi deve começar a melhorar no sábado (14), na hora da classificação, possibilitando um melhor rendimento das YZR-M1. Para a corrida de domingo (15), a previsão aponta pista seca.