Jorge Lorenzo venceu hoje (8) o Grande Prêmio de Valência de MotoGP, na Espanha. O espanhol liderou a corrida de ponta a ponta, literalmente comboiado pelas Honda de Marc Márquez e Dani Pedrosa. Com isso, o piloto da Yamaha conquistou o seu terceiro título mundial na categoria rainha. Valentino Rossi chegou em quarto.
Lorenzo liderou a prova desde a largada, de onde havia partido da pole position. Por outro lado, seu único adversário na briga pelo título, o companheiro de equipe, Valentino Rossi partia da última posição, em decorrência da punição que levou no Grande Prêmio da Malásia.
Mesmo assim, Rossi colocou ‘a faca entre os dentes’ e foi à luta. Em uma sensacional corrida de recuperação, o italiano conseguiu escalar o pelotão inteiro, ultrapassando 23 pilotos. Quando alcançou o quarto lugar faltavam 17 voltas para o término da prova, e sua diferença para os líderes, Lorenzo, Márquez e Pedrosa era de 11 segundos.
Lorenzo liderava a corrida, seguido muito de perto por Márquez e Pedrosa. Mas, ao contrário da última etapa em Sepang, o piloto da Honda não criou nenhuma situação de ultrapassagem. Pelo contrário, até dava algum espaço, principalmente na reta, mesmo possuindo um motor mais forte que a Yamaha.
Os três mantinham um ritmo seguro, virando na casa de 1min31s. Enquanto isso, Rossi virava no mesmo segundo, mas apesar de ser mais rápido em algumas ocasiões, não conseguia se aproximar dos ponteiros.
E essa foi a história da corrida, que apesar de um acidente com Andrea Iannone ainda nas primeiras voltas não teve mais nenhum incidente de relevo. Nas últimas voltas, Lorenzo parecia estar com problemas e viu uma séria aproximação de Márquez e Pedrosa.
O piloto da moto #93 passou as últimas três voltas absolutamente colado na Yamaha líder, mas continuava a não arriscar qualquer tentativa de ultrapassagem. Tanto que até Pedrosa, que andava mais afastado entrou se aproximou novamente e até chegou a estar na frente de Márquez. O bicampeão, no entanto rapidamente conseguiu retomar o segundo lugar.
Ao término de 23 voltas, Lorenzo cruzou a linha de chegada com 0s263 de vantagem para Márquez. Meio segundo atrás Pedrosa completou o pódio. Quase vinte segundos atrás, Rossi foi o quarto colocado, posição insuficiente para garantir seu décimo título.
Pol Espargaró fez uma boa corrida chegando em quinto após superar seu companheiro Bradley Smith, o sexto. Andrea Dovizioso, Aleix Espargaró, Cal Crutchlow, e Danilo Petrucci completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados finais. Com sua sétima vitória na temporada, Lorenzo chega ao seu quinto título mundial no Mundial de Motovelocidade: dois na extinta 250cc (2006 e 2007) e três na MotoGP (2010, 2012 e 2015).