A equipe de fábrica da Honda venceu hoje (3) as 8 Horas de Suzuka, a mais prestigiada corrida de longa duração do motociclismo, no Japão. Correndo com apenas 2 pilotos, a marca japonesa venceu a Yamaha por apenas 34 segundos.

Inicialmente a Honda, que quase sempre corre com uma equipe desenvolvida especialmente pela HRC, escalou três pilotos: Iker Lecuona, Zarco e Takahashi. Mas o espanhol se lesionou no WorldSBK e deveria ser substituído por Xavi Vierge, que não conseguiu regularizar o visto a tempo.
Na Yamaha, que participava pela primeira vez com um time de fábrica desde 2019, corria o trio Jack Miller, Andrea Locatelli e Katsuyuki Nakasuga. Os pilotos japoneses de ambas as marcas são verdadeiros especialistas no circuito de Suzuka.
Correndo sob um forte calor e umidade extrema, a dupla da Honda foi forçada a completar mais turnos individuais de pilotagem do que os rivais. Ajudados por um menor consumo de combustível, pararam apenas sete vezes nos boxes, enquanto a Yamaha parou oito, o que foi determinante.

Na pista, a Yamaha era até mais veloz, tanto que Locatelli marcou a volta mais rápida da corrida e Miller também conseguiu tempos de volta excelentes. Mesmo assim, 34,2 segundos separavam as duas motos na bandeirada de chegada, já à noite em Suzuka.
“É sempre uma boa corrida quando você consegue controlar a diferença. Mas fazer isso com dois [pilotos] é muito difícil, além disso, é muito quente, você transpira muito e o tempo de recuperação é muito curto. Às vezes é difícil quando você volta para a moto, mas no final o ritmo foi muito bom”, disse Zarco.
Esta é a segunda vitória consecutiva de Zarco nas 8 Horas de Suzuka, repetindo o feito de 2024. Também é a quarta vitória consecutiva da Honda no evento, que ampliou ainda mais o seu recorde de triunfos na corrida: nada menos do que 31 vitórias no total.

“Estamos felizes porque demos o nosso melhor”, disse Miller após cruzar a linha de chegada e parabenizou os vencedores: “Johann e Takumi estavam em um nível diferente hoje. Demos o nosso máximo”, acrescentou o australiano que não errou nenhuma vez ao longo da prova.
O pódio foi completado com a equipe Yoshimura SERT Motul, após Dan Linfoot se recuperar de uma queda e superar a surpreendente equipe japonesa SDG HARC-PRO e a BMW Motorrad, que estava em terceiro após duas horas e meia e teve um contratempo bastante inusitado.

Michael van der Mark estava pilotando quando foi aos boxes com uma pedaleira solta. Mas, quando ele estava entrando no pit lane, o apoio ficou preso na roda traseira, resultando em uma queda e em sua equipe gastando mais de quatro minutos para fazer os reparos.
Mesmo assim, eles conseguiram finalizar a corrida em quinto e ficaram apenas um ponto atrás da YART Yamaha no Mundial de Endurance, já que a equipe austríaca, representante regular da marca no campeonato, sofreu um raro abandono depois de quedas e problemas mecânicos.

A corrida tinha pouco mais de uma hora quando a equipe F.C.C TSR Honda France, principal representante da marca no Mundial de Endurance e vencedora das 8 Horas de Spa-Francorchamps também abandonou devido a uma falha no motor.
A próxima etapa do Mundial de Endurance da FIM não é menos importante: trata-se da 88ª edição das 24 Horas de Bol d’Or, no circuito de Paul Ricard, na França, entre 18 e 21 de setembro. É a quarta e última etapa do campeonato, que decidirá os títulos de 2025.