É de Valentino Rossi a pole position para o Grande Prêmio da Holanda, em Assen. Com o tempo de 1min32s627 conquistado no treino classificatório hoje (26), o italiano deixou para trás Aleix Espargaró e Marc Márquez. Jorge Lorenzo é apenas oitavo.
Rossi, que até então ocupava posições intermediárias, acertou uma grande volta nos dois minutos finais, sendo o melhor piloto a fazer a difícil chicane final, onde todos os outros pilotos estavam perdendo tempo.
O Q2 começou com Márquez na frente. O espanhol que vive uma fase de inferno astral, com três abandonos em sete etapas estava inspirado e marcou 1min33s005, quebrando o recorde de 2012 de Casey Stoner. O bicampeão dava mostras de que poderia conquistar a pole position.
Mesmo com a Ducati fora de forma, Andrea Dovizioso se esforçou ao máximo e com o tempo de 1min33s1 pulou para segundo. Enquanto isso, Lorenzo ia muito bem em todos os setores do seletivo circuito de Assen, mas perdia toda a vantagem na polêmica chicane final.
De forma até surpreendente, Cal Crutchlow conseguiu superar quase todos, subindo para segundo, com o tempo de 1min33s112. A alegria do inglês durou pouco porque Lorenzo tomou o seu lugar, segundos depois. Nesse exato momento, Rossi era apenas nono.
De repente, Aleix Espargaró surgiu em primeiro, ao cravar 1min32s858. Parecia que o espanhol da Suzuki iria conquistar sua segunda pole position consecutiva, mas no finalzinho, Rossi superou seu tempo, com 1min32s627.
Foi a primeira pole position de Rossi desde Valência 2014 e a primeira na temporada. Espargaró confirmou a segunda posição apenas 231 milésimos atrás e Márquez completa a primeira fila em terceiro.
Discreto como sempre, Dani Pedrosa fechou em quarto, com Pol Espargaró em quinto e Andrea Iannone em sexto. Crutchlow despencou para sétimo, Lorenzo é apenas oitavo, Maverick Viñales, nono e Dovizioso, décimo. Clique aqui para conferir o grid completo. A largada acontece amanhã (27) às 9h00 (horário de Brasília).