As 8 Horas de Suzuka começaram muito bem para a Kawasaki. Graças a uma volta recorde de Jonathan Rea, a equipe verde está na pole provisória para a maior corrida de Endurance do motociclismo, à frente da campeã Yamaha e da Honda.
Rea, que venceu a edição 2012 da corrida (quando ainda estava na Honda) marcou o tempo de 2min05s168, volta que superou o recorde estabelecido por Pol Espargaró (2min06s000), com a Yamaha YZF-R1 na classificação de 2015.
Os campeões da Yamaha Factory Racing (Katsuyuki Nakasuga, Alex Lowes e Michael van der Mark) vieram na sequência, à frente da equipe oficial da Honda de Takumi Takahashi, Takaaki Nakagami e PJ Jacobsen. O norte-americano substitui o lesionado Leon Camier.
Confirmando o equilíbrio das marcas, a Yoshimura Suzuki surgiu em quarto lugar, com Takuya Tsuda, Sylvain Guintoli e Bredley Ray superando a primeira equipe Honda privada (Musashi RT Harc-Pro), de Dominique Aegerter, Ryo Mizuno e Randy de Puniet.
A YART, primeira equipe Yamaha particular (embora tenha apoio de fábrica), de Broc Parkes, Marvin Fritz e Takuya Fujita colocou-se na oitava posição. O time, no entanto, é o primeiro entre as participantes regulares do campeonato ficando à frente da KYB Moriwaki Motul Racing e da Team Sup Dream Honda, que fecham os dez primeiros.
Isso, no entanto, não significa que a Kawasaki já esteja garantida na pole position. Os dez primeiros disputarão amanhã (28) o “Top 10 Trial”, uma espécie de Superpole, onde os pilotos têm direito a apenas uma volta individual. A largada para as 8 Horas de Suzuka acontece domingo (29) às 11h30 locais (23h30 de sábado no Brasil).