Jorge Lorenzo conquistou hoje (7) a pole position para o Grande Prêmio de Valência de MotoGP, na Espanha. O espanhol garantiu a posição de honra no grid de largada com a estonteante volta de 1min30s011. Marc Márquez e Dani Pedrosa completam a primeira fila. Valentino Rossi levou um pequeno tombo quando restavam apenas 40 segundos para o final do treino.
O clima de rivalidade intensa visto nas duas últimas semanas continuou quando os pilotos entraram no circuito Ricardo Tormo na Comunidad Valenciana para o último treino livre (FP4). Mostrando estar muito satisfeito com o acerto de sua Yamaha M1, Lorenzo já começou na frente marcando 1min31s500. Entretanto, as Honda também mostravam competitividade, com Dani Pedrosa e Márquez na sequência. Rossi era quinto, atrás de Andrea Iannone.
Ao contrário das outras etapas, todos estavam dando o máximo de si mesmo em um treino que não vale posições. Rossi, por exemplo, estava muito competitivo e chegou a ficar na frente com 1min31s436. Logo em seguida, Márquez o desbanca com 1min31s203, seguido por Pedrosa e Lorenzo, os quatro sempre muito próximos.
O FP4 terminou com Márquez na frente, com o tempo de 1min31s203. Com apenas 144 milésimos de desvantagem, Lorenzo foi o segundo, tendo Pedrosa em terceiro e Rossi, 0s233 atrás em quarto. Iannone ficou em quinto e Pol Espargaró em sexto. Os obrigados a passar pelo Q1 são os pilotos da Suzuki, Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
Domínio das Suzuki no Q1
No Q1, Hector Barberá começou na frente, mas Espargaró logo o superou, com 1min31s563. O espanhol lideraria toda a sessão com autoridade, apenas observando os outros tentarem alcançá-lo. Seu companheiro de equipe Viñales, por exemplo, quase conseguiu fazer uma volta melhor, mas acabou sofrendo um forte tombo. Felizmente, o piloto da moto #25 não se machucou e voltou correndo aos boxes para continuar.
Com o macacão todo ralado de seu acidente, Viñales voltou para a pista disposto a, pelo menos assegurar um lugar no Q2. O espanhol conseguiu atingir seu objetivo com o tempo de 1min31s328, o suficiente para ficar em segundo. O piloto de testes da Ducati Michele Pirro ficou em terceiro.
Lorenzo fulmina as Honda no Q2
Começa o decisivo Q2. Com 1min30s499, Márquez abre a sessão na liderança, tendo Pedrosa em segundo e Lorenzo em terceiro. Sabendo que irá largar em ultimo, Rossi tem desempenho mais discreto, se preocupando mais em acertar sua moto. Iannone, Aleix Espargaró, Cal Crutchlow, Petrucci, Bradley Smith, Rossi e Pol Espargaró completavam os dez primeiros.
Depois de uma breve parada para acertos finais, Lorenzo, Márquez, Pedrosa e Rossi voltam para a pista para uma última tentativa. Foi quando o espanhol da Yamaha conseguiu a impressionante e imbatível marca de 1min30s011, desbancando o recorde anterior de Márquez, que já durava dois anos.
Com um excelente desempenho, Aleix Espargaró colocou a Suzuki GSX-RR na quarta posição, à frente de Cal Crutchlow e Bradley Smith, os primeiros não espanhóis no grid de largada. Iannone colocou a primeira Ducati apenas em sétimo, com Pol Espargaró em oitavo, Andrea Dovizioso em nono e Danilo Petrucci fechando os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.
Rossi circulava pelo circuito fazendo tempos regulares. O italiano, sabendo que será obrigado a largar em último por conta da punição que levou na Malásia claramente não estava forçando, mas acabou sofrendo um leve tombo quando restavam apenas 40 segundos de treino. O eneacampeão, no entanto, não se machucou. O Grande Prêmio de Valência acontecerá amanhã (8) às 11h (horário de Brasília).