Lembram-se daquele vídeo de uma Kawasaki H2R chegando a 391 km/h? Saiba que aquilo foi apenas um aperitivo. O piloto que atingiu a marca, Kenan Sofuoglu e a Kawasaki estão planejando tentar novamente, dessa vez para romper a barreira dos 400 km/h.
A empreitada acontecerá na ponte “Osman Gazi”, que foi concluída em abril e será inaugurada em 30 de junho na Turquia, país natal de Sofuoglu. O evento também contará com a presença do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan.
“Quero fazer uma tentativa na inauguração da ponte Osman Gazi. Falamos por telefone com o nosso Presidente e ele nos deu apoio a este teste de velocidade. Eu tenho que chegar a 400 km/h em menos de 30 segundos. Depois disso, existe o risco de o pneu estourar por isso, antes que aconteça, vamos aplicar um método de resfriamento. Preparamos também um macacão de couro especial. Eu tenho trabalhado há três meses para este recorde e não vai ser fácil. (Kenan Sofuoglu)
Com três quilômetros de comprimento, a ponte “Osman Gazi” é um projeto de infraestrutura gigantesco, que liga as cidades de Istambul e Izmir. Já é considerada a quarta maior ponte suspensa (com o maior vão central) do mundo.
Lançada em 2014, a Kawasaki H2R vem causando alvoroço graças a um supercharger que faz o motor de quatro cilindros e 999 cm³ ter mais de 300 cv de potência. Em um teste não registrado ainda nessa semana, Sofuoglu conseguiu atingir a impressionante marca de 396 km/h. Reveja o recorde anterior aqui.