Eric Granado ficou bem satisfeito com sua primeira participação no Mundial de Superbike (WorldSBK) no GP de Portugal, no Estoril. O brasileiro, que competiu pela equipe satélite da Honda registrou seu primeiro ponto na categoria.
Na primeira corrida realizada no sábado (17), Granado largou da 20ª posição e começou a escalar o pelotão imediatamente, superando alguns dos adversários e vendo rivais ficarem pelo caminho. O estreante alcançou a 15ª posição, que acabou sendo sua classificação final nesta primeira corrida no Mundial.
“Foi uma experiência diferente para mim. Eu nunca tinha usado o pneu de classificação, então não soube muito bem como usá-lo. Mas foi positivo, um aprendizado, uma nova experiência para mim. Na corrida, fiz uma largada bem ruim. Não estava acostumado com essa embreagem, que é bem diferente da que eu uso normalmente”, ressaltou o brasileiro, que competiu como Wild Card.
“Consegui, logo depois, recuperar algumas posições e mantive um ritmo muito bom durante a corrida. Virei mais rápido que nos treinos, o que é muito positivo. E terminei a prova muito próximo do meu companheiro de equipe, que já tem um ano de experiência com a moto, e conhece bem o comportamento dela, então foi bom pra mim para entender como a moto funciona”, continuou.
Ao contrário da primeira etapa do sábado, a definição do grid para a segunda prova no domingo (18) é feita com uma minicorrida, a Superpole Race, pela manhã. Granado obteve a 18ª colocação, fechando a sexta fila. Horas depois, o brasileiro voltou à pista, conseguindo avançar duas posições em relação ao posto inicial, terminando próximo da zona de pontos e à frente do companheiro de equipe, Takumi Takahashi.
“Foi minha primeira experiência e com o primeiro pontinho ontem, então foi muito legal”, disse Granado, logo após a corrida deste domingo. “A CBR1000 RR-R tem um potencial muito grande. A gente foi evoluindo aos poucos durante o final de semana. Tive que me adaptar à moto, aos pneus, ao formato do final de semana. Fisicamente também foi muito exigente. Três corridas eu não estou acostumado, mas foi uma grande experiência. Agradeço à Honda do Brasil por essa oportunidade. Espero que seja a primeira de muitas”, completou.
Após a participação no Campeonato Mundial, Granado volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, o Superbike Brasil, na qual defende a Honda Brasil e busca o tetracampeonato. A próxima etapa será disputada no dia 8 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).