Depois de marcar a pole position nos treinos e liderar o Grande Prêmio de Valência de ponta a ponta, Jorge Lorenzo finalmente pode comemorar seu quinto título mundial e terceiro na categoria rainha: “Chorei durante toda a volta de honra”, admitiu.
Lorenzo explicou que depois de algumas voltas passou a ter problemas com os pneus, como muitas vezes aconteceu esse ano. O espanhol precisou se concentrar para não errar ou cair, algo que chegou perto de acontecer.
“O pneu traseiro começou a se desgastar extremamente, particularmente no lado direito. A moto mudou muito de comportamento e se tornou difícil de domar. Também durante as entradas de curva eu tinha que ter cuidado, poderia até mesmo jogar a corrida fora a qualquer momento. Foi, portanto, muito difícil manter os tempos de volta. Quando e equipe informou que Marc e Dani estavam chegando pensei ‘Eu disse a mim mesmo: Não aliviar, continuar a forçar, andando tão rapidamente quanto possível.'” (Jorge Lorenzo)
Mais relaxado, com um total de cinco títulos no bolso, Lorenzo comemorou o fato de que estava se igualando à Wayne Rainey e Kenny Roberts, ambos tricampeões pela Yamaha. O espanhol chamou os americanos de “verdadeiras lendas” dando mais uma alfinetada em Valentino Rossi.
“Agora eu posso dizer, o risco e os esforços valeram a pena, porque agora eu ganhei um total de cinco títulos mundiais, duas nas 250cc e três na MotoGP. Então, eu estou no mesmo nível de meus amigos de Yamaha, Wayne Rainey e Kenny Roberts, estes sim, são verdadeiras lendas. E no mundo do automobilismo igualei Ayrton Senna. Isso é uma sensação incrível, temos de aproveitar o maior tempo possível. Esta alegria não cessará amanhã e na próxima semana. Tais momentos de felicidade são muito difíceis de alcançar e talvez eles nunca se repetirão. Vamos lutar por isso enquanto estivermos aqui, mas você não tem nenhuma garantia de que vai acontecer novamente. É muito difícil.”
Nascido em Palma de Maiorca na Espanha há 28 anos, Lorenzo estreou no campeonato mundial em 2002, nas 125cc (hoje Moto3). Foi bicampeão nas 250cc pela Aprilia (2006 e 2007) antes de se juntar à Yamaha na MotoGP em 2008. Na categoria rainha já havia conquistado antes de 2015 os títulos de 2010 e 2012.