Uma das mais saudosas características dos motores de dois tempos era seu peculiar cheiro, produzido pela queima da mistura de gasolina e óleo. Com essa vela decorativa, você consegue sentir esse “aroma” novamente sem precisar comprar uma moto!
A criação vem dos americanos da empresa Flying Tiger Motorcycles. Basta abrir a lata (toda decorada ao estilo retrô) e acender o pavio, para que o cheiro invade novamente o ambiente, resgatando doces lembranças para os motociclistas da velha guarda.
A vela não é exatamente barata, 20 dólares mais despesas de envio. Entretanto, pode ser um ingrediente perfeito para quem tem um ambiente temático “de época”, ou planeja uma ocasião especial. Confira no vídeo abaixo.
Os motores de dois tempos foram muito populares entre as motocicletas até o começo do século 21. Além do cheiro, se destacavam pelo peculiar som estalado e pelas respostas rápidas ao comando do acelerador, graças à sua explosão a cada giro do virabrequim, enquanto nos motores de quatro de tempos há combustão um giro sim, um giro não.
Além disso, os motores de dois tempos não têm válvulas de admissão e escapamento, nem comando de válvulas, o que diminui seu peso e simplifica sua construção, tornando-o mais barato. Infelizmente, devido a leis ambientais cada vez mais severas eles foram condenados para uso urbano.