A equipe Yamaha de MotoGP apresentou hoje (19), na Espanha, o time completo para competir na temporada 2017 do campeonato mundial. A grande novidade foi ver oficialmente Maverick Viñales, pela primeira vez com as cores da marca dos diapasões.
A apresentação teve transmissão via streaming pela internet diretamente da sede da Telefónica Movistar, patrocinadora oficial da equipe, na capital Madri. Após uma breve introdução pré-gravada, os apresentadores chamaram Rossi e Viñales ao palco para algumas palavras, antes de as motos serem reveladas.
“Honestamente, estou muito motivado”, disse Viñales em suas primeiras palavras como piloto da Yamaha. “Estou fazendo todo possível para ser o melhor Maverick que posso”, enfatizou sem esconder o entusiasmo.
Rossi também estava mais descontraído do que na apresentação do ano passado. “Estou acostumado a ter companheiros de equipes fortes”, explicou na sua vez de responder as perguntas. “Sinceramente, preferia que ele precisasse de mais tempo, mas, infelizmente para mim, ele se adaptou muito rápido”, lamentou entre risos.
Em sua versão 2017, o modelo YZR-M1 manteve o mesmo design dos últimos anos. O layout, ao contrário do que se esperava, não mudou tanto. Há uma maior predominância da cor azul, que agora mais escuro e ocupando também toda a parte inferior da carenagem. O logotipo da Movistar está um pouco maior, assim como o da Monster ao centro.
Em termos técnicos, os aspectos gerais da M1 continuam a ser os mesmos, ou seja, com a arquitetura do motor de 4 cilindros permanecendo em linha (e contrastando com Honda e Ducati, que apostam em um V4). A potência, como é de habitual não foi especificada, mas gira em torno dos 250 cv e o chassi é de alumínio.
A expectativa, no entanto, é grande, principalmente por uma maior potência final e melhor aderência na dianteira, queixas recorrentes entre os pilotos no ano passado. “Por fora, a nova M1 parece a mesma, apenas sem asas, mas, por dentro, a moto é completamente diferente”, assegurou o chefe do projeto da M1, Kouichi Tsuji.
Após a apresentação da moto, aconteceu um momento interessante, quando cada piloto recebeu uma mensagem em vídeo de seus mecânicos. Foi uma espécie de apresentação para Viñales, o novato na equipe. O espanhol vem de duas temporadas reveladoras na Suzuki e substitui Jorge Lorenzo, que foi para a Ducati.
Apesar da apresentação ocorrer hoje, Rossi e Viñales ainda terão que esperar cerca de 10 dias para correr com a nova M1. Os primeiros testes pré-temporada de 2017 estão marcados apenas para o dia 31 de janeiro, no circuito de Sepang, na Malásia.