Sim, você não leu errado. A Honda GL1800 Gold Wing terá que passar por um novo Recall nos Estados Unidos, o terceiro envolvendo a mítica cruiser japonesa. O problema também é o mesmo, no sistema de airbag Takata, que pode explodir, bem nessas palavras.
A constatação foi feita pela Agência Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA). Eles afirmam que uma explosão pode acontecer devido à degradação mais rápida do propelente, devido a maior exposição à umidade e temperatura registradas no motociclismo.
O problema no propelente da Takata já motivou o recall em mais de 34 milhões de veículos, não apenas da Honda, mas de outras marcas, principalmente japonesas. No que concerne à Gold Wing já foram dois chamamentos: o primeiro em junho de 2016 (envolvendo 2.701 unidades) e o segundo em janeiro de 2017 (882 unidades).
Nessas ocasiões, as motocicletas afetadas foram fabricadas entre 2006 e 2012. Agora, no entanto, a NHTSA descobriu que os modelos fabricados até 2016 também precisarão ter o propelente substituído. Contudo, esse terceiro recall afeta “apenas” 960 unidades.
A American Honda ainda não criou um cronograma de como acontecerá o terceiro Recall, mas, como sempre, os proprietários serão notificados e as motocicletas consertadas gratuitamente. Como os outros chamamentos, é possível que o mesmo seja feito na Moto Honda da Amazônia.
A Gold Wing modelo 2018 não possui airbag Takata. A Honda também já iniciou o desenvolvimento de um novo sistema, com uso específico para motocicletas. Agora, o dispositivo será fornecido pela marca sueca Autoliv.