A Zero apresentou ontem (25) em Amsterdam, na Holanda a SR/F, nova motocicleta elétrica de sua linha para 2019. Com um visual mais convencional, além de uma maior potência e autonomia, o modelo entra em cena com a missão de espantar de vez o preconceito dos motociclistas com motos elétricas.
O modelo estava sendo anunciado através de teasers provocativos desde o final do ano passado, quando já alertávamos que a Zero pretendia romper com o seu estilo exótico e oferecer algo muito mais agradável aos olhos do motociclista comum.
“A moto foi inspirada e influenciada pelas mesmas coisas que inspiram os designers que estão trabalhando em motos de combustão interna“, garante Brian Wismann, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Zero Motorcycles.
“Eu não quero que ninguém pense que isso deveria ser parecido com uma Ducati elétrica, ou Triumph“, explica. “Não é um design derivado, mas uma compreensão de onde vem esta referência cultural para ter máquinas bonitas, então integrar alguns desses elementos de design na SR/F são pertinentes para descrever por que ela parece tão bonita quanto boa“, explicou.
Mas não é apenas boa aparência que oferece a Zero SR/F. O novo modelo é um passo a frente em termos de tecnologia elétrica. O motor ZF75-10 é completamente inédito e produz bons 110 cv de potência e esmagadores 19,35 kgf.m de torque. Duvido que você não tenha ficado curioso para experimentar isso.
Não foi apenas a potência que foi aumentada. A autonomia também, graças à nova bateria de íons de lítio ZF14.4. Graças a uma energia nominal de 12,6 kWh, a SR/F é capaz de percorrer 259 km na cidade e 159 km na estrada, dependendo da velocidade.
A recarga também foi aprimorada. Com unidades de carregamento modulares que possuem capacidades de 3kW, 6kW, 9kW e 12kW, o carregador de nível 2 instalado na motocicleta pode “encher o tanque” em 90 minutos (95% em uma hora) na configuração de 12kW.
Toda essa evolução teve um preço, ou melhor, um peso: na balança, a SR/F marca 219,9 kg, o que a torna bem pesadinha, embora ainda condizente com o segmento das nakeds médias na qual se encaixa. No mais, a motocicleta conta com quadro treliçado de aço, suspensões Showa completamente reguláveis e freios J.Juan, com pinças de quatro e dois pistões.
O painel, é uma unidade completamente digital em TFT interligado a um sistema operacional “Cypher III” desenvolvido pela Starcom Systems que permite conectá-lo totalmente com o seu smartphone através do bluetooth. O pacote eletrônico é completado com ABS em curvas, controle de estabilidade e 4 modos de pilotagem de fábrica, Street, Sport, Eco e Rain.
A Zero não disse exatamente quando a SR/F estará disponível nas concessionárias, mas já divulgou o seu preço: US$ 18.995 dólares pela versão standard e US$ 20.995 para a versão premium, que possui baterias ainda mais fortes e recarga mais rápida. Na Europa, ela vai custar € 20.890 e € 23.090 euros respectivamente.
Zero SR/F 2019 – Ficha técnica:
Versão | Premium | Standard | |
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Motor | |||
Torque máximo | 190 Nm | 190 Nm | |
Potencia | 110 CV (82 kW) a 5.000 rpm | 110 CV (82 kW) a 5.000 rpm | |
Velocidade máxima | 200 km/h | 200 km/h | |
Tipo | Z-Force 75-10 AC de
ímãs permanentes
|
Z-Force 75-10 AC de imãs permanentes | |
Transmissão | Direta, sem embreagem | Direta, sem embreagem | |
Bateria | |||
Power pack | Z-Force de íons de lítio | Z-Force de íons de lítio | |
Capacidade máxima | 14,4 kWh | 14.4 kWh | |
Capacidade nominal | 12,6 kWh | 12.6 kWh | |
Tipo de carregador | 6,0 kW, integrado | 3.0 kW, integrado | |
Tempo de recarga normal | 2,5 horas (100%) / 2,0 horas (95%) | 4,5 horas (100%) / 4 horas (95%) | |
Tempo de recarga com 6 kW | 1,5 horas (100%) / 1 hora (95%) | 1,8 horas (100%) / 1,3 horas (95%) | |
Autonomia | |||
Cidade | 259 km | 259 km | |
Estrada a 89 km/h | 159 km | 159 km | |
Combinado | 198 km | 198 km | |
Estrada a 113 km/h | 132 km | 132 km | |
Combinado | 175 km | 175 km | |
Chasis | |||
Tipo | Multitubular | Multitubular | |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa BPF, ajustáveis, 43 mm de diâmetro, 120 mm de curso | Garfos invertidos Showa BPF, ajustáveis, 43 mm de diâmetro, 120 mm de curso | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor Showa, ajustável, 140 mm de curso | Monoamortecedor Showa, ajustável, 140 mm de curso | |
Freio dianteiro | Disco duplo de 320 mm com pinças J-Juan de 4 pistões com pistões radiais. ABS em curva Bosch MSC | Disco duplo de 320 mm com pinças J-Juan de 4 pistões com pistões radiais. ABS em curva Bosch MSC | |
Freio Traseiro | Disco flutuante de 240 mm com pinça de pistão simples J-Juan | Disco flutuante de 240 mm com pinça de pistão simples J-Juan | |
Roda dianteira | 3.50 x 17 | 3.50 x 17 | |
Roda traseira | 5.50 x 17 | 5.50 x 17 | |
Pesos e dimensões | |||
Distancia entre-eixos | 1.450 mm | 1.450 mm | |
Altura do assento | 787 mm | 787 mm | |
Cáster | 24,5° | 24,5° | |
Avanço | 94 mm | 94 mm | |
Peso | 226 kg | 220 kg | |
Preço | 23.090 euros | 20.890 euros |