No início da semana, a Yamaha apresentou uma YZF-R1 totalmente atualizada para 2020. E a marca dos diapasões tem objetivos ambiciosos com a sua rainha. Eles pretendem vender cerca de 2.700 unidades apenas na Europa.
Embora seja uma evolução e não uma revolução, a nova Yamaha YZF-R1 foi atualizada em praticamente todas as áreas, desde a aerodinâmica, mecânica (onde o motor de 4 cilindros já é padrão Euro5), ciclística e eletrônica.
O preço anunciado para o mercado europeu foi de € 19.300 (R$ 81.000) para a YZF-R1 convencional e € 26.000 (R$ 109.200) para a YZF-R1m, mais direcionada a pilotos profissionais. Eles esperam vender 2.100 e 600 unidades de cada uma, respectivamente.
Se multiplicarmos o número esperado de unidades vendidas pelos valores apresentados, chegamos à conclusão de que a Yamaha espera movimentar 55 milhões de euros (cerca de R$ 231 milhões) com a nova R1, o que sem dúvida não é uma pequena fatia para a fábrica japonesa.
Com o mercado norte-americano claudicante e o asiático inacessível (a tributação é alta demais para modelos acima do 500 cm³), a Yamaha aposta no consumidor europeu para consolidar as vendas da nova R1. Vai ser interessante ver se as metas serão atingidas em uma época de baixo interesse pelo segmento Superbike.
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