O veterano jornalista italiano Valerio Boni tentará superar um recorde inusitado nos próximos dias. Pilotando uma MV Agusta Turismo Veloce 800 ele tentará percorrer 11 países europeus em apenas 24 horas.
A viagem, que vem sendo chamada de “Turismo Veloce Europe Endurance”, terá início em Malmö, na Suécia, passando pela Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria e Liechtenstein. A parada final será, naturalmente, a sede da MV Agusta em Schiranna, Itália totalizando cerca de 2.000 quilômetros.
Além de um experiente jornalista de motos, Boni, de 62 anos, também um ex-piloto de enduro com vitórias no Rali do Marrocos e no Egito em sua carreira a bordo de uma Cagiva. Sua jornada terá o apoio da MV Agusta, que lhe entregou uma Turismo Veloce 800 Lusso SCS (aquela com embreagem inteligente) novinha em folha.
Algumas adaptações precisaram ser feitas. Batizada de Turismo Veloce Europe Endurance (TVEE), nome inspirado no Trans Europe Express (TEE), lendário serviço ferroviário que operou na Europa de 1957 a 1991, a motocicleta recebeu aprimoramentos da marca para otimizar o conforto, proteção aerodinâmica, torque e consumo.
“Esta viagem longa e épica pela Europa será certamente um desafio tanto para o piloto como para a moto, mas a edição 2021 do Turismo Veloce, na sua versão de produção, tem tudo para atingir o objetivo nas melhores condições”, comentou Boni. “Graças à tecnologia de bordo do Turismo Veloce poderemos partilhar a aventura em tempo real.“
Além de buscar o recorde (que é mundial) Boni também vai aproveitar a aventura para conseguir as certificações SaddleSore 1600K e SaddleSore 2000K da Iron Butt Association. Os desafios consistem em percorrer, respectivamente, 1.600 km e 2.000 km em menos de 24 horas. A empreitada terá início amanhã, 18 de junho, e se você se interessou, acompanhe pelo site da marca.