A Ducati acaba de apresentar hoje (16), em sua tradicional conferência de imprensa no Salão de Milão uma nova versão para a Multistrada, chamada de “Enduro”. Com a primeira big trail de sua história, a marca italiana quer enfrentar as líderes do segmento, BMW R 1200 GS e KTM 1290 Adventure.
A Ducati Multistrada 1200 Enduro é a motocicleta mais radical (em termos de capacidade off-road) já feita em Borgo Panigale. Foram várias alterações, começando com as rodas raiadas e com aro maior na dianteira, de 19 polegadas. O tanque de combustível tem 30 litros, para-brisas maior, para-lamas dianteiro modificado e novos painéis laterais em alumínio anodizado.
Mais mudanças foram efetuadas em torno do piloto, que ganhou uma posição mais ereta e confortável graças a um novo guidão, mais alto. O assento está mais estreito e as pedaleiras são de aço ao invés de alumínio. A alavanca de freio traseiro agora é regulável em altura e tem um acoplamento para evitar que se quebre em um acidente.
O motor foi a parte que menos sofreu alterações. Trata-se do mesmo propulsor desmodrômico de 1199cc com válvulas variáveis (DVT) da Multistrada comum, lançado no início desse ano. Este sistema de comando de válvulas funciona para suavizar a entrega de potência do grande V-twin na extremidade inferior das rotações.
A Multistrada Enduro padrão virá com pneus de uso misto, Pirelli Scorpion Trail II, com as medidas 120/70/19 na frente e 170/60/17 atrás. Como opcional, estará disponível compostos Pirelli Scorpion Rally, mais adequados para o uso em estradas não pavimentadas. As cores disponíveis são vermelha, cinza e branca.
Claudio Domenicali, CEO da Ducati disse durante o evento que a marca italiana entrará em mercados novos e o das big trail é um deles. Com a Multistrada Enduro, eles pretendem oferecer um produto que enfrente de igual para igual a consagrada BMW R 1200 GS, que praticamente inaugurou o segmento. Outros alvos são KTM 1290 Adventure, Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré e a nova Honda CRF 1000L África Twin.
Novidades também para a Multistrada ‘Pikes Peak’
A versão topo de linha, ‘Pikes Peak’ (que recebe esse nome em homenagem à corrida de subida de montanha no Colorado, EUA) também recebeu pequenas atualizações, como um novo para-brisas, escapamento Termignoni, novos ajustes nas suspensões eletrônicas Öhlins, rodas diferentes e mais uma variedade de peças de fibra de carbono.
Galeria de Fotos