A Honda Racing mudou o gerenciamento eletrônico das CBR1000RR Fireblade para se sair melhor no Troféu Turista da Ilha de Man, que já está em andamento, no Reino Unido. A marca japonesa está competindo oficialmente apenas com Guy Martin.
Tem sido um semestre difícil para a Honda, que não tem encontrado o melhor acerto para as motos e ainda viu o seu principal piloto, John McGuinness sofrer um fortíssimo acidente no North West 200, que o tirou de atividades por pelo menos dois meses.
As causas do acidente ainda são misteriosas, já que não foram detectados problemas mecânicos na moto nem erros de McGuinness. As suspeitas recaem sobre o gerenciamento eletrônico do motor, já que os relatos do piloto indicam que o acelerador travou e o propulsor não cortou como deveria.
A ECU foi recuperada, mas estava muito danificada para analisar os dados, no entanto. Por isso, a Honda decidiu trocar o equipamento pelo sistema da marca MoTeC, o mesmo utilizado no Campeonato Britânico de Superbike.
Apenas um teste foi realizado, no circuito britânico de Castle Combe, na semana passada. Mas, de acordo com Guy Martin, agora o único representante da equipe no TT, os resultados foram positivos: “Estou feliz com a Fireblade e as mudanças que os rapazes fizeram“, disse o mecânico de caminhões e apresentador de TV.
“Eles estão se esforçando muito e fizeram um bom trabalho com as mudanças, o que se revelou nos testes. Estou pegando o touro pelos chifres agora e realmente pilotando, enquanto que antes dava para fazer algumas pequenas melhorias, agora estamos chegando a algum lugar. Vamos ver o que acontece no TT!” (Guy Martin)
Os treinos livres para o Troféu Turista da Ilha de Man começaram oficialmente no último sábado (27), mas o mau tempo no arquipélago tem forçado seguidos atrasos e reprogramações de horários. As primeiras corridas estão marcadas para sábado (3).