Jorge Lorenzo liderou hoje (1º) o primeiro dia de testes coletivos de 2016, no circuito de Sepang, na Malásia. O atual campeão do mundo marcou o tempo de 2min00s684, pouco mais de um segundo à frente de seu companheiro de equipe – e grande rival – Valentino Rossi. Marc Márquez ficou apenas em sétimo.
Embora as equipes já estivessem em Sepang durante o final de semana, o primeiro dia de fevereiro marcou o primeiro teste coletivo com os pilotos titulares desde o final da temporada passada. Foi também a primeira ocasião em que eles rodaram os suas novas motos.
E nesse primeiro dia, quem se deu melhor foram os campeões da Yamaha. Lorenzo começou o ano exatamente na mesma posição que havia parado, ou seja, na frente. Com uma YZR-M1 calçada em pneus Michelin, centralina eletrônica padronizada e uma geometria de suspensão inteiramente nova, o espanhol completou 37 voltas sendo apenas 0s078 mais lento que a volta mais rápida durante a corrida de 2015.
Já Rossi completou 55 voltas com a mais rápida (2min01s717) estabelecida na 52º passagem. A primeira Honda oficial surgiu em terceiro com Dani Pedrosa, que testou duas especificações diferentes de motor. O espanhol e a equipe continuam trabalhando bastante para resolver os problemas de agressividade excessiva da RC213V.
A primeira Ducati surgiu na quarta posição e não foi com a equipe titular. Danilo Petrucci, com a GP15 da Pramac ficou a 1s127 do tempo de Lorenzo e 0s101 mais rápido do que Andrea Iannone. O italiano, que compete pelo time oficial ficou em quinto, pilotando a moto do ano passado na maior parte do tempo. Entretanto, também experimentou a nova GP16 no final do dia.
Mais uma Ducati surgiu em sexto lugar com Hector Barberá. Com a GP14.2 da equipe Avintia, o espanhol colocou três máquinas italianas entre os seis primeiros e ficou à frente de Marc Márquez. Em um dia bastante discreto, o bicampeão foi apenas o sétimo colocado, 1s5 acima do tempo estabelecido por Lorenzo. Scott Redding, Aleix Espargaró e Cal Crutchlow completaram os dez primeiros.
Apesar de ter ficado em nono lugar com Espargaró, a Suzuki precisou lidar com a quebra de um motor no dia de hoje. Entretanto, a falha aconteceu em uma GSX-RR do ano passado, enquanto que o modelo novo (já equipada com caixa de câmbio seamless) permaneceu intacto. Maverick Viñales foi o 11º, apenas um milésimo de segundo à frente de Pol Espargaró.
Tanto Pol Espargaró quanto seu companheiro de equipe na Tech3 Yamaha, Bradley Smith correram com modelos M1 do ano passado, as mesmas que Lorenzo e Rossi usaram nas últimas etapas de 2015. O britânico acabou sofrendo um acidente na curva 15, mas escapou sem ferimentos, encerrando o dia em 15º. Michele Pirro ficou em 16º, à frente do aniversariante do dia, Loris Baz, estreando na Avintia em 17º.
Com Jack Miller ausente devido à sua recente cirurgia no tornozelo, as atenções da Marc VDS ficaram inteiramente para Esteve ‘Tito’ Rabat. O campeão da Moto2 de 2014 apenas se concentrou em adquirir quilometragem com uma moto de 1000cc ficando em 18º após 53 voltas. Stefan Bradl e Álvaro Bautista fecharam a raia com uma Aprilia RSGP híbrida. O lançamento do novo modelo foi adiado. Confira os tempos do dia aqui.