Um australiano está se preparando para entrar para o livro dos recordes como o homem mais rápido a pilotar uma motocicleta de olhos vendados. O detalhe é que ele é completamente cego! Mas, a assistência virá de um conhecido ex-piloto.
Ben Felten, de 42 anos, é apaixonado por motocicletas e começou a pilotá-las com apenas sete anos. Mas, todas as suas esperanças de se tornar um piloto profissional evaporaram quando foi diagnosticado com uma rara condição ocular degenerativa aos 16 anos. Aos 37 estava totalmente cego.
Isso não o impediu de praticar esportes, já possuindo uma série de medalhas em provas de remo e críquete. Pilotar motos, no entanto, sempre foi a sua grande paixão, e quando chegou aos 40 resolveu fazer algo a respeito para eternizar o seu nome também nas duas rodas: “já coloquei a poupança de uma vida neste projeto“, garante. “Estou absolutamente comprometido“.
O que Felten pretende é participar do SpeedWeek Record, evento realizado no Deserto de Sal de Lake Gairdner, no sul da Austrália. Competindo com uma Suzuki GSX-R 1340 Hayabusa, o australiano precisará superar 164.87 mph (265.33 km/h), recorde que pertence ao britânico Billy Baxter.
Para atingir esse objetivo, Felten ganhou um apoio muito especial: o ex-piloto profissional Kevin MaGee, que participou de 36 corridas de 500cc (hoje MotoGP!) entre 1987 e 1993. O australiano até possui uma vitória no currículo, no Grande Prêmio da Espanha de 1988 em Jarama. Hoje atua como comentarista de motociclismo para o canal Fox Sports Austrália.
MaGee admite que ficou desnorteado quando viu os planos de Felten pela primeira vez, mas as experiências pessoais lhe deram a motivação que necessitava: “Ficar cego sempre foi um dos meus maiores medos e minha mãe era voluntária para cães-guia, então pensei: ‘como herança dela, posso dar essa mão a ele“, disse. “Estou feliz que minha experiência com corridas ao longo dos anos esteja sendo aproveitada e não desperdiçada“.
O que MaGee irá fazer é montar atrás de Felten e guiá-lo através de um sistema de rádio até que atinja a velocidade necessária: “Eu basicamente irei dizê-lo para ir para a esquerda ou direita com níveis crescentes de urgência, dependendo de quanto eu quero que ele vire“, disse. “Minha voz age como seus olhos.“
Felten disse que a comunicação será a chave quando literalmente por sua vida nas mãos de Magee. “Ter alguém como Kevin, que será meus olhos, me dá a confiança“, afirmou. “Quando você está a 155 mph (250 km/h), você está percorrendo cerca de 70 metros por segundo“, explica. “Então ele precisa ter o seu comando absolutamente preciso e eu tenho que responder a isso instantaneamente“.
Felten e MaGee agora estão praticando arduamente para a empreitada, que acontecerá entre entre 27 de fevereiro e 3 de março de 2017. Abaixo, um vídeo de 2015, quando eles se reuniram para ver se a aventura era possível.