Jorge Lorenzo encerrou os primeiros de testes coletivos de 2016 na Malásia com uma substancial vantagem para todos os demais competidores. Hoje (3) em Sepang, o espanhol anotou o tempo de 1min59s580, colocando 0s976 sobre seu companheiro de equipe, Valentino Rossi, que ficou em segundo.
O último dia de testes em Sepang começou com pista molhada. A chuva atrasou as atividades em quase duas horas, com o piloto reserva da Yamaha, Katsuyuki Nakasuga sendo o primeiro a entrar na pista, averiguando as condições da pista para o resto do grid.
O tempo de Lorenzo, assinalado nos últimos minutos da sessão já é mais veloz que a volta mais rápida feita durante o Grande Prêmio da Malásia, em outubro. Entretanto, ainda está acima da pole position, que é de 1min59s053. O espanhol (assim como todos os outros) usou um pneu traseiro de composto duro. A Michelin preferiu não disponibilizar os macios depois do acidente de Loris Baz ontem (2).
Depois que as condições da pista melhoraram, Marc Márquez roubou a terceira posição de Cal Crutchlow nos últimos minutos para ficar em terceiro. Ainda assim, o espanhol ficou a impressionantes 1s303 do líder, mostrando que a Honda ainda tem muito trabalho pela frente até o início do campeonato.
A grande surpresa do dia foi a quinta posição de Casey Stoner. Apesar de ter ficado a 1s490 de Lorenzo, o australiano chegou a liderar com pista molhada e ficou por muito tempo na segunda posição, superado apenas na hora final, quando as condições melhoraram. Ainda assim, o bicampeão ficou somente 0s078 acima de Crutchlow e bem à frente dos demais pilotos titulares da Ducati, Andrea Iannone e Andrea Dovizioso.
Iannone também foi um dos líderes em pista molhada, mas acabou ficando em oitavo, atrás ainda de Dani Pedrosa e de outra Ducati, a GP15 de Danilo Petrucci, este por apenas seis milésimos. Scott Redding está se esforçando para acompanhar o ritmo de Petrucci e foi o nono, à frente de Maverick Viñales, que colocou a Suzuki GSX-RR entre os dez primeiros.
Nos tempos combinados entre os três dias, nota-se uma clara vantagem de Lorenzo, o líder geral com mais de meio segundo à frente do pelotão. Petrucci, graças ao tempo de ontem, 2min00s095 (ainda com o pneu traseiro macio), ficou em segundo, com Rossi em terceiro. Confira aqui os resultados completos. Os testes recomeçam no dia 17 de fevereiro, em Phillip Island, Austrália.