Morreu na terça-feira (7) aos 84 anos Colin Seeley, uma das figuras mais significativas e influentes do motociclismo britânico. O construtor era conhecido por seus quadros de motos muito velozes.
Seeley começou sua carreira como vendedor de bicicletas e piloto de sidecars nos anos 1960, tendo como melhor resultado uma vitória no Troféu Turista holandês de 1964. Após se aposentar, concentrou-se na função de construtor.
Seus quadros equipados com motores Matchless, AJS e Norton eram reconhecidos pelo desempenho superior, muito apreciados pelos Café Racers da época. No início dos anos 1970 passou a utilizar motores japoneses como Suzuki e Yamaha, dando origem ao modelo “Yamsel”.
A reputação de Seeley era tão grande que Barry Sheene utilizou um de seus quadros para vencer o Campeonato Britânico de Superbike com uma Suzuki T500 em 1971. Também foi ele quem também melhorou o chassi (de forma oficial) de uma Honda CB750 “Phil Read Replica” em 1977.
Nos últimos anos, com o ressurgimento das corridas de motos clássicas, os modelos de Seeley estavam entre as máquinas mais reverenciadas. O construtor também é muito admirado por seus trabalhos de caridade. Praticamente toda a comunidade motociclística do Reino Unido deixou mensagens de condolências.