Já falamos por aqui da força do mercado asiático, com diversos modelos diferentes dos nossos, principalmente nas motos de baixa cilindrada. Um delas é o scooter da Suzuki Satria F150, que recebeu uma versão “de competição” para promover um campeonato local.
O Satria F150 está estreando, em sua linha 2016, um novo motor monocilíndrico de 147,3 cm³ com refrigeração líquida, capaz de render excelentes 18,6 cv a 10.000 rpm e um torque de 1,40 kgf.m a 8.500 rotações por minuto.
A modernidade não fica apenas no motor. Os faróis são de LED, o painel de instrumentos é inteiramente digital e o scooter possui um sistema de partida elétrica mais sensível. Também usa injeção eletrônica, freios a disco flutuantes (inclusive na traseira) e câmbio de seis marchas.
Com um peso total de 109 quilos e altura do assento em relação ao solo de 760 mm, o Satria F150 tem como principal calcanhar de aquiles a sua baixa autonomia, já que o tanque de combustível comporta apenas 4,2 litros. Esse é o principal diferencial do modelo em relação às motos europeias de cilindrada similar.
Feito para o “Suzuki Asian Challenge” um campeonato que promove jovens talentos asiáticos, o Satria F150 tem nessa versão exclusiva o mesmo layout de cores que Aleix Espargaró e Maverick Viñales utilizam em suas GSX-RR na MotoGP. O preço? 21.95 milhões de rúpias indonésias, ou pouco mais de R$ 5 mil, desconsiderando os impostos, claro.