Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • MotoGP

Circuito de Spa-Francorchamps quer sediar corridas de moto novamente

Lucas Carioli 9 de abril de 2019


O lendário circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, pode começar a hospedar corridas de motociclismo novamente nos próximos anos. A expectativa é de que o Mundial de Endurance seja o primeiro a sediar uma etapa em 2022, com a MotoGP chegando a partir de 2024.

O Mundial de Motovelocidade não aparece em Spa desde 1990. (Divulgação)

A possibilidade ganhou força na quinta-feira passada, quando o governo da Valônia anunciou que o circuito tinha recebido um empréstimo de 29,5 milhões de euros da agência de desenvolvimento SOGEPA para melhorar a sua infraestrutura.

Segundo o site belga 7sur7, cerca de € 51 milhões (de um montante de € 80 milhões) estão destinados a trazer de volta as corridas internacionais de motociclismo para a pista, que sedia a Fórmula 1 e corridas de longa duração de carros.

Talvez por isso a primeira categoria que estaria planejada para receber novamente o motociclismo é o Mundial de Endurance da FIM (EWC) a partir de 2022. Se a recepção for boa, não está descartada a volta da MotoGP a partir de 2024.

Recorde de media horária ainda pertence à Spa-Francorchamps

O Mundial de Motovelocidade correu em Spa-Francorchamps 40 vezes, entre 1949 e 1990, com exceção de 1980 (em Zolder) e em 1987 (cancelada por razões de segurança). Entretanto, o circuito belga, conhecido por suas curvas velozes ainda mantém o recorde de média horária, 220,721 km/h estabelecido por Barry Sheene.

Barry Sheene lidera o pelotão em 1979. (Divulgação)

Mesmo quando o Campeonato Mundial correu no circuito atual (que tem apenas 7 quilômetros ante os 14 km do traçado anterior) as motos giravam em velocidade bastante alta. Em 1990, em sua última visita à pista, Kevin Schwantz estabeleceu a pole position com uma média horária de mais de 174 km/h.

Passados quase 30 anos, a curiosidade em ver como uma MotoGP atual se comportaria em Spa-Francorchamps é grande. Contudo, há vários entraves para que isso aconteça. Primeiramente, modificações de segurança precisariam ser feitas em curvas lendárias, mas mortíferas em duas rodas, como Eau Rouge, Radillon e Blanchimont, o que nem sempre é possível.

O segundo problema é o clima, extremamente instável. Incrustado entre florestas densas e colinas íngremes na região das Ardenas, chove em média 12 dias por mês em Spa-Francorchamps. Isso torna a realização da etapa em piso molhado uma possibilidade concreta e um risco a mais às categorias, principalmente a iniciante Moto3.

O terceiro problema é a localização. Spa-Francorchamps está a apenas 375 quilômetros (ou três horas e meia) de Assen, na Holanda e a cerca de 600 km de Le Mans (França) e Sachsenring (Alemanha), o que pode iniciar um processo de canibalização entre as etapas do calendário, diminuindo o número de espectadores.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que noticiamos um interesse de Spa-Francorchamps pelo motociclismo. Em 2017, o então diretor do circuito, Nathalie Maillet foi até a Espanha negociar com os organizadores da MotoGP sobre a possibilidade de sediar uma etapa. Pelo visto, os planos não foram abandonados.


Tags: MotoGP Mundial de Endurance Spa-Francorchamps

Continue Reading

Previous: Yamaha do Brasil transmitira etapas do Mundial de SuperSport 300
Next: Rossi analisa circuito de Austin: “pista mais técnica do ano”

Leia também

GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires
  • MotoGP

GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires

22 de julho de 2025
Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa
  • MotoGP

Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa

20 de julho de 2025
Márquez vence Sprint na República Checa marcada pela pressão dos pneus
  • MotoGP

Márquez vence Sprint na República Checa marcada pela pressão dos pneus

19 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.