Os organizadores do Circuito Internacional de Sepang (SIC) anunciaram hoje (31) que o autódromo malaio hospedará uma etapa de 8 Horas em 2019. A corrida pretende ser a segunda mais importante do Campeonato Mundial de Endurance (EWC), atrás apenas das 8 Horas de Suzuka.
A escolha do evento foi feita através de uma votação pública, na qual os organizadores do circuito perguntaram a seus fãs e espectadores qual campeonato eles gostariam de ver na pista para substituir a etapa da Fórmula 1, que não volta à Malásia a partir desse ano.
“Com base numa pesquisa que realizamos durante 3 meses no ano passado, estamos satisfeitos por anunciar o EWC como substituto para a Fórmula 1“, disse Razlan Razali, gerente do circuito. “Também estamos satisfeitos que Sepang será a rodada de qualificação para as equipes japonesa e asiática para o grand finale das 8 horas Suzuka”, completa.
Inaugurado em 1999 para hospedar a Fórmula 1, o circuito de Sepang nunca foi um sucesso da categoria, obtendo resultados melhores com a MotoGP e outras corridas de duas rodas. A Malásia recebe muitos fãs asiáticos dos países vizinhos, como Tailândia e Indonésia, onde Honda e Yamaha possuem fábricas.
“O interesse por eventos de duas rodas cresceram muito na Malásia nos últimos 8 anos e estamos entusiasmados com a realização desta corrida. Todos os grandes eventos estão fechados e esperamos atrair os melhores pilotos e equipes para correr nas 8 Horas de Sepang” finalizou o dirigente.
Para poder realizar a corrida de longa duração, o circuito de Sepang passou precisou passar por reformas a fim de receber um sistema de iluminação semelhante ao de Losail, no Catar. A prova será realizada em dezembro de 2019.