O circuito de Jerez de la Frontera foi atingido por uma forte tempestade ontem (3) que deixou boa parte de suas instalações inundadas e com gelo, uma cena que parecia impossível de acontecer nessa seca região espanhola.
Localizado na província de Alcaniz, perto de Sevilha, ao sul da Espanha, o circuito de Jerez sempre ficou marcado pelo forte calor das corridas e da seca região que entorna o circuito. Mas as mudanças climáticas estão nos proporcionando cenas surreais.
De acordo com a imprensa europeia, que estava lá para cobrir o lançamento da Yamaha R9, a tempestade foi forte o suficiente para derrubar pilhas de pneus, cartazes publicitários, inundar parcialmente boxes e arquibancadas. Montes de granizo ficaram depositados em algumas áreas.
Segundo as autoridades espanholas, o acúmulo de água obrigou ao fechamento de diversas estradas, e a Defesa Civil do país está trabalhando 24 horas para conter os estragos não apenas no circuito, mas nas cidades vizinhas ao autódromo.
Este não é o primeiro circuito espanhol a ser impactado por inundações nos últimos tempos. O circuito Ricardo Tormo, em Valência, foi atingido por fortes chuvas no final de outubro de 2024 – fazendo com que a rodada final da temporada de MotoGP fosse transferida para Barcelona.
A tempestade atinge Jerez em um momento delicado, com vários eventos importantes pela frente. O Campeonato Espanhol de Superbike correrá lá entre 22 e 23 de março. O GP da Espanha de MotoGP acontece de 25 a 27 de abril.