Andar de moto com o grupo de amigos é uma das melhores coisas do mundo. Mas, se você não tomar alguns cuidados, o passeio pode acabar mal. Veja aqui 5 dicas simples que te ajudarão a rodar melhor nessas circunstâncias.
1 – Se familiarize com a rota
Antes de começar um passeio em grupo, tenha uma noção da estrada em que você rodará. Dessa forma, se você precisar voltar mais cedo, saberá o caminho de volta. Também é útil estar com o celular carregado e com créditos, para pode dizer a seus amigos onde está e como podem chegar até você. Paradas para descansar e se reagrupar são bem vindas.
2 – Saia de tanque cheio
Isso parece bastante óbvio, mas muitos deixam para abastecer na estrada, onde os preços costumam ser mais baratos. Contudo, forçar um grupo inteiro a parar num posto, só para aproveitar uma promoção de gasolina deixa uma impressão negativa logo de cara.
3 – Tenha uma moto adequada para realizar o percurso em grupo
Não saia com uma 250cc em meio à superbikes de 1000cc. É óbvio que elas irão desaparecer e você a acabará se vendo sozinho. Da mesma forma, não faça uma viagem de 300 km com sua bobber que precisa parar a cada 50 km para encher o tanque e outras vezes para apertar os parafusos.
Viajar com uma moto confiável e com todas as suas peças firmes é princípio básico. Afinal, não é muito agradável ver um espelho retrovisor ou pisca voar na sua direção. A menos de que o grupo inteiro siga sua filosofia, forçá-los a parar por problemas constantes só irá gerar reações negativas.
4 – Não tente provar nada a ninguém
Acredite, ninguém realmente se importa se você consegue raspar a saboneteira no asfalto ou chega à 299 Km/h. Ande no seu próprio ritmo e não pilote agressivamente perto de pessoas que não conhece. O pior fim para um passeio em grupo é sempre uma volta para casa de ambulância.
5 – Se o grupo te obriga a pilotar de forma diferente, melhor trocar de grupo
Rodar muito depressa, muito devagar, de forma que você se sinta desconfortável é a melhor maneira para tudo acabar em um acidente. Faça parte de um grupo que seja compatível com seu modo de pensar e, principalmente, de pilotar. Lembre-se: isso não é uma competição ou não deveria ser.