O terceiro e último dia de testes coletivos em Losail, no Catar acabou mais cedo hoje (16) devido à uma inesperada chuva na região desértica de Doha, onde se encontra o circuito. Com bandeira vermelha, nenhum piloto foi à pista.
Devido à dificuldade dos pilotos de enxergar à noite com os pingos no capacete que brilham com os holofotes, a sessão teve bandeira vermelha desde o início. Embora as condições tenham melhorado e a pista sido liberada restando ainda três horas, todas as equipes já faziam as malas, em processo de deixar o circuito.
Assim sendo, a Ducati deixa o Catar como a equipe mais satisfeita, fazendo uma dobradinha no sábado e quase repetindo a dose ontem (15). A fábrica de Borgo Panigale levou uma GP15 com modificações no escapamento e na carenagem, que trazia de volta os ‘winglets’, que não eram vistos desde 2010.
Marc Márquez foi o único a ameaçar o domínio da Ducati, encerrando os testes com a segunda colocação, apenas 184 milésimos mais lento que a melhor volta registrada por Andrea Dovizioso. O espanhol afirma que utilizou os testes para achar o melhor acerto de corrida e não considera os italianos uma séria ameaça nesse momento.
Quem deixou o Catar não muito feliz foi a Yamaha. Tanto Valentino Rossi, quanto Jorge Lorenzo não conseguiram encontrar o acerto ideal para a YZR-M1, ficando apenas em quarto e quinto na combinação dos dois dias de testes.
O piloto de equipe satélite mais veloz foi Cal Crutchlow, em sétimo. O britânico escapou ileso de uma queda ontem, mas se mostrou satisfeito com o progresso geral da equipe LCR-Honda. Eles ficaram imediatamente à frente do time satélite da Yamaha, com Bradley Smith e Pol Espargaró vindo na sequência, em oitavo e nono, respectivamente.
O excepcional tempo conseguido ontem por Karel Abraham de 1min55s765 foi o suficiente para colocar o checo na 11º colocação geral, nos tempos combinados. O piloto da Cardion AB Honda foi o mais veloz com o modelo RC213V-RS de especificação open.
Apesar de ter figurado apenas nas últimas posições, com Álvaro Bautista em 24º e Marco Melandri em 26º, a Aprilia decidiu com qual das duas versões da RS-GP irá utilizar na primeira prova. A abertura da temporada acontecerá nessa mesma pista, dentro de duas semanas, em 29 de março. Você pode acompanhar a tabela de tempos combinados clicando aqui.