A sessão classificatória para o Grande Prêmio do Catar de MotoGP foi cancelada hoje (25) devido à forte chuva que atingiram o circuito de Losail. Com isso, o grid de largada será formado pelos tempos combinados do terceiro treino livre (FP3), com Maverick Viñales, Andrea Iannone e Marc Márquez na primeira fila.
As atividades no circuito de Losail deveriam ter começado às 11h45 (horário de Brasília). Entretanto, conforme a previsão do tempo já indicava, o dia foi muito chuvoso na região de Doha, a capital do Catar, algo extremamente incomum na região.
Seguiu-se um atraso devido a uma interrupção para ver se as condições melhoravam. Em um determinado momento, a chuva havia parado, e a direção de prova até chegou a remarcar o início do Q1 (para as 14h30). Contudo, uma garoa fina voltou a cair obrigando ao cancelamento de todas as atividades do dia.
Nos tempos combinados do FP3, Viñales estabeleceu a melhor volta em 1min54s316, mais de meio segundo mais rápido do que Andrea Iannone, credenciando-o para sua primeira pole position na MotoGP. Apenas 0s096 atrás do italiano, Marc Márquez garantiu um lugar na primeira fila com a terceira posição.
A quarta posição ficou com o estreante Johann Zarco, que marcou 1min55s008, apenas 43 milésimos mais rápido que Andrea Dovizioso com a primeira Ducati em quinto. Scott Redding, com a Desmosedici da equipe Pramac veio na sequência, começando o ano em uma ótima sexta posição.
Dani Pedrosa ficou em sétimo, à frente de Jonas Folger, o companheiro de Zarco, que anotou o oitavo tempo. Cal Crutchlow e Valentino Rossi completam os dez primeiros. Jorge Lorenzo teve problemas na escolha dos pneus e largará apenas na 12º posição em sua estreia pela Ducati. Confira a tabela completa aqui.
A mesma situação definiu os grids da Moto2 e Moto3. Na categoria intermediária, a pole position ficou com Franco Morbidelli, tendo ao lado seu companheiro de equipe Alex Márquez e o suíço Thomas Luthi, os três separados por apenas 73 milésimos. Takaaki Nakagami, Miguel Oliveira e Danny Kent completam a segunda fila. Veja a tabela aqui.
Na Moto3, assim como na MotoGP, mais uma pole position inédita. Ao marcar o tempo de 2min06s817, Jorge Martin irá largar na frente, seguido de Phillip Oettl e Romano Fenati, que agora compete pela equipe Marinelli Rivacold Snipers. Aqui você confere a classificação da categoria iniciante.
Ainda não há uma previsão de como será o procedimento das corridas de amanhã (26) em caso de chuva. Originalmente a largada da Moto3 estava marcada para às 12h00 (horário de Brasília). Mas, em caso de mau tempo, já se falou em antecipar o horário das provas ou em adiá-las para a segunda-feira (27).