A chuva que caiu hoje (15), justamente no dia de testes coletivos em Montmeló, na Catalunha atrapalhou os experimentos de todas as equipes, especialmente da Honda. Marc Márquez iria avaliar o chassi de 2014 com o atual braço oscilante.
A MotoGP ficou no circuito de Montmeló, onde ontem (14) foi realizado o GP da Catalunha para uma rodada de testes coletivos. Com mais um acidente de Marc Márquez (que caiu enquanto ocupava a segunda colocação), a Honda tinha muito o que testar no autódromo, mas graças ao mau tempo eles conseguiram dar apenas sete voltas.
Para realizar comparações, o bicampeão do mundo foi para a pista com o chassi do ano passado, utilizando a balança (braço oscilante) do atual modelo. O objetivo era comparar se realmente a versão de 2014 é melhor que a 2015, que tem se mostrado bastante instável sob frenagem, segundo o próprio Márquez.
“Eu queria testar o velho chassi mais longo com o novo braço oscilante. Funcionou muito bem, mas ainda não posso dizer muito. Tivemos uma reunião, mas ainda não decidimos se usaremos esta combinação no futuro. Eu gostei da sensação, mas pilotei apenas sete voltas assim.” (Marc Márquez)
O dia também era esperado para realizar as últimas modificações eletrônicas antes do “congelamento” que será realizado pelo regulamento, a partir do próximo mês. De julho em diante, nada poderá ser mudado na centralina eletrônica, que será padronizada para todas as equipes em 2016.
Para nós, isso teria sido um importante dia para experimentar algumas coisas como alterações na eletrônica. Além disso, nós temos que testar os pneus novos (da Michelin) e antigos e em um longo prazo. Mas isso não foi possível. Mas, o sentimento que tive (nas sete voltas) é o mesmo do ano passado ou 2013. Com o atual chassis é preciso ser muito preciso. O velho, com o novo braço oscilante e outros detalhes permitem mais erros de pilotagem.”
Antes de a chuva chegar em Barcelona, o mais rápido estava sendo Bradley Smith. O britânico da Tech3 Yamaha estabeleceu o tempo de 1min42s108, à frente das duas Suzuki de Maverick Viñales e Aleix Espargaró (que caiu novamente). Márquez ficou em quarto, com 179 milésimos de desvantagem.
Testes de Montmeló (15/06/2015)
1. Bradley Smith (GB), Yamaha, 1:42,108 min
2. Maverick Viñales (E), Suzuki, +0,051 sec
3. Aleix Espargaró (E), Suzuki, +0,109
4. Marc Márquez (E), Honda, +0,179
5. Yonny Hernandez (COL), Ducati, +0,314
6. Dani Pedrosa (E), Honda, +0,368
7. Jack Miller (AUS), Honda, +0,494
8. Pol Espargaró (E), Yamaha, +0,655
9. Stefan Bradl (D), Yamaha, +0,729
10. Cal Crutchlow (GB), Honda, +0,839
11. Nicky Hayden (USA), Honda, +0,931
12. Scott Redding (GB), Honda, + 1,116
13. Danilo Petrucci (I), Ducati, +1,125
14. Alvaró Bautista (E), Aprilia, +1,201
15. Mike di Meglio (F), Ducati, +2,036
16. Loris Baz (F), Yamaha, +2,231
17. Eugene Laverty (IRL), Honda, +2,499
18. Marco Melandri (I), Aprilia, + 3,089