Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

Chefes pensam em retirar polêmico sistema de grid invertido

Lucas Carioli 12 de julho de 2017


Os dirigentes do World Superbike estão pensando em retirar o polêmico sistema de grid de largada invertido, introduzido para essa temporada. A regra falhou em seu objetivo principal, que era trazer equilíbrio à categoria.

world-superbike-laguna-seca-2017
World Superbike: regras mudam, mas vencedores não. (Foto: WSBK)

O sistema obriga os três primeiros colocados da primeira bateria no sábado a largarem a partir da terceira fila no domingo. Enquanto isso, aqueles que chegam em quarto, quinto e sexto são elevados à primeira fila e os que finalizaram em sétimo, oitavo e nono para a segunda fileira.

Além de complicado para os espectadores, o formato não foi bem sucedido, já que o campeonato continua a ser dominado por apenas quatro pilotos: Jonathan Rea, Tom Sykes, Chaz Davies e Marco Melandri, da Kawasaki e Ducati. A Dorna esperava que a regra ajudasse as demais equipes a vencerem corridas.

Além disso, o sistema também não proporcionou corridas mais disputadas, pelo contrário. Ocupados em realizar ultrapassagens, os pilotos principais muitas vezes chegam atrasado às primeiras posições sem ter tempo de lutar pela vitória, mesmo com ritmo para isso. Foi o que aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra, dominado por Rea e Sykes.

A questão da competitividade – ou a falta dela – tem sido o assunto do momento no World Superbike. Preocupados em aumentar o interesse pela categoria, os chefes da Dorna, Carmelo Ezpeleta e Xavier Alonso tem tentado de tudo para tornar o campeonato mais atrativo aos fãs.

Além do sistema de grid invertido, eles também conversaram com os pilotos a fim de aumentar a rivalidade entre eles como acontece na MotoGP. A última proposta foi introduzir uma centralina eletrônica padronizada, o que vem sendo muito contestada por equipes e pilotos.


Tags: Carmelo Ezpeleta Chaz Davies Dorna Ducati Corse Jonathan Rea Kawasaki Racing Team Marco Melandri Tom Sykes World Superbike Xavier Alonso

Post navigation

Previous Brasileiro de Supermoto volta a Piracicaba para terceira etapa
Next Kawasaki Z650 ganha opção de cor amarela em 2018

Leia também

Sem ofertas, Iannone também pode sair no final do ano
  • WorldSBK

Sem ofertas, Iannone também pode sair no final do ano

30 de agosto de 2025
Bautista confirma mudança para equipe Barni
  • WorldSBK

Bautista confirma mudança para equipe Barni

26 de agosto de 2025
Ducati anuncia Lecuona para o lugar de Bautista em 2026
  • WorldSBK

Ducati anuncia Lecuona para o lugar de Bautista em 2026

25 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.