Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

Chefes pensam em retirar polêmico sistema de grid invertido

Lucas Carioli 12 de julho de 2017


Os dirigentes do World Superbike estão pensando em retirar o polêmico sistema de grid de largada invertido, introduzido para essa temporada. A regra falhou em seu objetivo principal, que era trazer equilíbrio à categoria.

world-superbike-laguna-seca-2017
World Superbike: regras mudam, mas vencedores não. (Foto: WSBK)

O sistema obriga os três primeiros colocados da primeira bateria no sábado a largarem a partir da terceira fila no domingo. Enquanto isso, aqueles que chegam em quarto, quinto e sexto são elevados à primeira fila e os que finalizaram em sétimo, oitavo e nono para a segunda fileira.

Além de complicado para os espectadores, o formato não foi bem sucedido, já que o campeonato continua a ser dominado por apenas quatro pilotos: Jonathan Rea, Tom Sykes, Chaz Davies e Marco Melandri, da Kawasaki e Ducati. A Dorna esperava que a regra ajudasse as demais equipes a vencerem corridas.

Além disso, o sistema também não proporcionou corridas mais disputadas, pelo contrário. Ocupados em realizar ultrapassagens, os pilotos principais muitas vezes chegam atrasado às primeiras posições sem ter tempo de lutar pela vitória, mesmo com ritmo para isso. Foi o que aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra, dominado por Rea e Sykes.

A questão da competitividade – ou a falta dela – tem sido o assunto do momento no World Superbike. Preocupados em aumentar o interesse pela categoria, os chefes da Dorna, Carmelo Ezpeleta e Xavier Alonso tem tentado de tudo para tornar o campeonato mais atrativo aos fãs.

Além do sistema de grid invertido, eles também conversaram com os pilotos a fim de aumentar a rivalidade entre eles como acontece na MotoGP. A última proposta foi introduzir uma centralina eletrônica padronizada, o que vem sendo muito contestada por equipes e pilotos.


Tags: Carmelo Ezpeleta Chaz Davies Dorna Ducati Corse Jonathan Rea Kawasaki Racing Team Marco Melandri Tom Sykes World Superbike Xavier Alonso

Continue Reading

Previous: Carl Fogarty sofre sério acidente de Dirt Quake
Next: Domenicali: “WSBK precisa mirar o verdadeiro entusiasta”

Leia também

Confirmado: Michelin entra no WorldSBK em 2027
  • WorldSBK

Confirmado: Michelin entra no WorldSBK em 2027

17 de junho de 2025
Razgatlioglu vence a Superpole Race e Corrida 2 em Misano. Bulega tem azar
  • WorldSBK

Razgatlioglu vence a Superpole Race e Corrida 2 em Misano. Bulega tem azar

15 de junho de 2025
Bulega pulveriza recorde da pole, mas Razgatlioglu vence a Corrida 1
  • WorldSBK

Bulega pulveriza recorde da pole, mas Razgatlioglu vence a Corrida 1

14 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.