O diretor da equipe Yamaha Lin Jarvis realizou uma pequena análise do desempenho da marca dos diapasões na primeira metade da temporada. O dirigente elogiou os pilotos Valentino Rossi e Maverick Viñales, mas também cobrou uma melhor eficiência de todos para vencer o campeonato.
Conversando com o site oficial da categoria, Jarvis disse que considera a consistência a arma mais importante na temporada 2017, que classificou como incomum. O dirigente também elogiou Viñales, o seu novo contratado para esse ano, no lugar de Jorge Lorenzo.
“Estamos liderando o campeonato de construtores e nossos dois pilotos também estão entre os quatro primeiros. Essa temporada está sendo incrivelmente apertada. Em minha opinião, é uma temporada muito incomum. Maverick começou forte e venceu as duas primeiras corridas, seguido de uma pequena pausa, mas em Le Mans venceu novamente. Venceu mais do que qualquer outro piloto. Ele está em grande forma, mas claramente sofreu em duas etapas. Não é um grande problema. Isso só mostra o quão importante consistência nesta temporada.” (Lin Jarvis)
Jarvis também teceu elogios à Valentino Rossi, que venceu o Grande Prêmio da Holanda, em Assen, atingindo sua 115º conquista no Mundial. Para o britânico, ambos os pilotos estão em condições de conquistar o título, mas para isso será preciso evitar erros desnecessários.
“Assen foi uma vitória sensacional em condições muito difíceis. Então, eu diria que ambos os pilotos estão em grande forma. Devemos continuar a desenvolver a moto e continuar forçando ao máximo para vencer corridas, mas também precisamos evitar erros.”
A Yamaha desenvolveu um novo chassi para 2017, que se mostrou inconsistente ao longo das etapas, sendo necessário retornar ao modelo utilizado no ano passado. Jarvis, no entanto, se mostra confiante de que a equipe tem o necessário para voltar ainda mais forte na segunda metade do ano.
“Tem havido muito debate sobre o nosso chassi, porque começamos a temporada com um novo, mas o experimentamos em situações muito surpreendentes. É por isso que nós revimos algumas coisas na moto novamente. Mas também ganhamos quatro corridas, por isso a nossa máquina é muito boa. É sobre as nuances na combinação de pneus, piloto e pista. Esta combinação tem que ser perfeita em todos os lugares. Isto significa que temos de trabalhar em cada detalhe. Na segunda metade da temporada vamos testar algumas coisas novas. Os nossos engenheiros estão olhando para todas as nossas fraquezas e tentando melhorar nossos pontos fortes. Todas as pequenas coisas devem estarinterligadas.”
Quem lidera o campeonato de pilotos, no entanto, é Marc Márquez da Honda com 129 pontos. O espanhol, que venceu apenas duas etapas, (em Austin e Sachsenring) está cinco pontos à frente de Viñales, com 124 pontos. Andrea Dovizioso, da Ducati, é o terceiro (123) e Rossi o quarto (119).