Davide Brivio, chefe da equipe Suzuki se mostrou extremamente feliz com o desempenho de seus novos pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales. O italiano também comentou sobre os problemas da moto nesse estágio de desenvolvimento.
A Suzuki está treinando para seu retorno à MotoGP desde 2013, mas só no mês passado eles conheceram pessoalmente Espargaró e Viñales, os escolhidos para 2015. Brivio declarou que a equipe conta agora com dois pilotos motivados e ambiciosos.
“Primeiro, ambos os pilotos estão muito contentes. O fato deles terem completado o teste de Jerez e partido para as férias com sorrisos nos lábios é um sinal muito importante. É claro que ainda temos muito trabalho a fazer, mas o Aleix rodou um segundo do mais rápido em Valência, enquanto o Maverick ainda está se habituando à moto, mas é um talento, não há dúvidas. Basta olhar para o que ele fez na Moto2. Venceu corridas em cada ano, mesmo no de estreia. É um piloto especial e estamos muito entusiasmados por o termos conosco. É jovem e quer ter sucesso depressa. O Aleix tem só 25 anos, mas tem muita experiência. É um piloto que nos vai ajudar a desenvolver a moto.” (Davide Brivio)
Brivio também comentou sobre os principais problemas do modelo GSX-RR, vistos até o momento. A moto tem se notabilizado pela falta de potência do motor, que quebra quando exigido ao máximo.
“Temos motores que duram bem no banco de ensaios. Mas quando o usamos em pista temos quebras. É por esse motivo que temos usado menos potência até ao momento. Os dois aspectos estão sendo analisados. O objetivo agora é encontrar um bom compromisso e estarmos prontos para a primeira corrida. Temos de melhorar a eletrônica e também o controle de tração, mas de forma geral a moto tem uma boa base. Em 2015 vamos ter muitos desafios, sabemos que temos rivais muito fortes, mas também vamos tentar andar perto deles e creio que temos dois pilotos capazes de o fazerem.”
A Suzuki vai alinhar em 2015 com uma equipe totalmente nova daquela que deixou a MotoGP no final de 2011. Brivio, por exemplo, é oriundo da Yamaha, onde foi um dos responsáveis pela chegada de Valentino Rossi à marca dos diapasões em 2004. Lá, o Doutor venceu quatro de seus sete títulos na categoria rainha da Motovelocidade.
Na Suzuki, Brivio começa um novo desafio e se mostra muito satisfeito: “estou muito contente com esta aventura e por estar envolvido neste projeto desde o início” afirmou. “Temos alguns elementos novos no pessoal técnico e criamos um ambiente muito amigável e positivo” garantiu.