O vice-presidente executivo da Honda HRC, Shuhei Nakamoto admitiu que a equipe ainda não resolveu os problemas que afetaram a moto de 2015. O japonês, no entanto, acredita que encontrarão a solução antes do início da temporada.
Em uma entrevista ao site GPOne, Nakamoto afirmou que o motor de quatro cilindros da RC213V permanece muito agressivo, com potência em excesso, mesmo com a mudança da centralina eletrônica padronizada pela Dorna, que virou regra em 2016.
“Estamos focados em fazer a moto ser menos agressiva. Nós tentamos coisas diferentes, mas por alguma razão não fomos capazes de encontrar uma moto melhor do que no ano passado. Os engenheiros estão analisando os motivos e eu espero que… vamos encontrar uma solução antes do início da temporada.” (Shuhei Nakamoto)
Apesar de a Honda ter perdido terreno para a Yamaha, Nakamoto afirma que a temporada 2015 foi de aprendizado, principalmente para Marc Márquez. O japonês garante que o espanhol agora sabe da importância de lutar pelo título.
“Marc foi incapaz de lutar pelo campeonato, mas em termos de velocidade continua a ser o número 1. Ele caiu seis vezes em corridas, se tivesse terminado essas corridas seria campeão. Marc sempre tentar ganhar todas, mas agora ele sabe que ganhar o campeonato é muito mais importante.”
Por fim, Nakamoto teceu palavras mais amigáveis a Valentino Rossi sobre o incidente que marcou o final da temporada. “Eu acho que 50% dos fãs de MotoGP são fãs de Valentino e acreditam no que ele diz”, disse em tom conciliatório.
“A história mostra que ao longo de sua carreira, Valentino atacou seus rivais, como Gibernau e Stoner. Foi a vez de Marc, mas ele o admira. Ambos estão de férias. Espero que voltem mais relaxados e que a nova temporada concentre uma luta limpa na pista e não via imprensa. Eu não quero ver certas coisas“, avisou.