Os relatos de que Miguel Oliveira vai substituir Marc Márquez na Repsol-Honda são falsos, de acordo com o chefe da RNF Racing, Razlan Razali. O piloto português está garantido na Aprilia até pelo menos o fim de 2024.
A estonteante notícia de que Márquez vai mesmo deixar a HRC após 11 anos para ingressar na Gresini é o assunto no paddock do circuito de Mandalika, na Indonésia, onde ocorre no próximo fim de semana, a 15ª etapa da temporada. E a pergunta do momento é: quem a Honda vai contratar em seu lugar?
Miguel Oliveira emergiu nos últimos dias como o principal nome, algo que o chefe da equipe RNF Racing, Razlan Razali não nega: “Sim, está claro que a Honda está entrando em contato com todos os pilotos que têm a oportunidade de assinar com eles”, disse quando questionado pelo Speedweek.
“Sabemos que falaram com Maverick Viñales, agora estão conversando com Miguel. Mas ele tem um contrato sólido com a Aprilia Racing“, garantiu. “Os rumores de que ele tem uma cláusula de rescisão caso receba uma oferta de uma equipe de fábrica são falsos e imprecisos. Não existe tal cláusula. Não negamos que Miguel foi contactado pela HRC. Mas ele tem um contrato válido com a Aprilia. É isso!“
Os jornalistas também foram atrás do diretor geral da Aprilia Racing, Massimo Rivola, que foi mínimo, mas taxativo: “Miguel tem que ficar conosco“, disse inequivocamente o italiano. De fato, todos os pilotos da marca já tem um compromisso firmado até pelo menos o fim de 2024.
A desistência tardia de Marc Márquez ocasionou um sério problema para a Repsol-Honda, que agora já não encontra pilotos competitivos liberados para o próximo ano. Sua última aquisição foi Johann Zarco, que deve correr na LCR cujo chefe, Lucio Cecchinello também rechaçou perdê-lo.
Atualmente a Repsol-Honda só tem Joan Mir sob contrato (20 pontos, 22ª no campeonato) e Iker Lecuona (nenhum ponto em um total de cinco participações, 30ª no campeonato). Por isso, os dirigentes estão em busca de um acordo contratual mesmo com pilotos comprometidos para 2024.