O chefe da Ducati, Claudio Domenicali revelou mais detalhes sobre o novo motor de quatro cilindros em V, que está sendo desenvolvido para 2019. O executivo disse que o propulsor terá uma tecnologia única e se mostrou contra marcas que não evoluem.
Conversando com os norte-americanos do Asphalt and Rubber durante o lançamento da 1299 Panigale R Final Edition no sábado (8), Domenicali disse que o motor, derivado da MotoGP contém tantos avanços que seria uma pena não disponibilizá-los à seus clientes.
“Então, a questão é então por que mover para um V4? Na verdade, temos uma experiência de dez anos na MotoGP e achamos que era uma pena não disponibilizar aos nossos clientes tudo o que aprendemos nesse período. Não acreditamos que as marcas devam permanecer inertes por um longo período de tempo. Mas, às vezes, elas usam algum tipo de solução tecnológica como uma bandeira, só porque não conseguem pensar em algo diferente. Então nós pensamos que não era algo errado continuar mudando. O V-Twin é um motor excelente e há algumas características que ainda permanecem inigualáveis. Mas, por outro lado, o equilíbrio entre peso, potência e torque do V4 que estamos desenvolvendo é superior.” (Claudio Domenicali)
Domenicali ainda deixou os fãs da marca com água na boca ao revelar mais detalhes do motor V4. O dirigente garante que o propulsor, que continuará tendo válvulas desmodrômicas (marca registrada da Ducati) será um quatro cilindros em V sem paralelos no mercado.
“Temos alguns truques no motor, que são muito interessantes. E quando você acopla esse motor, com um sistema de vácuo, com cilindros múltiplos, com válvulas desmodrômicas, você vem com uma combinação que é algo único. Isso o tornará diferente de qualquer outro quatro cilindros no mercado. Esta é a razão pela qual o nosso motor na MotoGP é tão especial: porque é o único motor Desmo.”
Enquanto a Panigale R Final Edition era lançada nos Estados Unidos, o protótipo do V4 segue em testes na Itália e vários flagras (que você pode conferir aqui e aqui) já foram realizados. Entretanto, o modelo ainda deve demorar um pouco para ser lançado. Enquanto isso, a Panigale 1199 R continuará a ser utilizada no World Superbike.