Apesar das especulações de que a Volkswagen estaria planejando vender a Ducati nos próximos dias, o chefe da Audi, Rupert Stadler disse hoje (16) que isso não vai acontecer.
“A Ducati não está à venda“, limitou-se a dizer Stadler, que é presidente do Conselho de Administração da Audi e também membro do conselho da Volkswagen. A declaração foi dita ao site britânico Motorcycle News.
Foi através da Audi que a Volkswagen comprou a Ducati em 2012 por cerca de 870 milhões de euros. Desde então, a marca de Borgo Panigale passou por um incrível período de crescimento técnico e financeiro, encerrando o ano de 2014 e 2015 com recordes de vendas.
A Volkswagen, por outro lado, passa por um momento conturbado, ainda sofrendo as consequências do escândalo de fraude nas emissões de poluentes descoberto no ano passado. A montadora alemã foi obrigada a pagar como indenização a astronômica quantia de 35 bilhões de euros.
É um valor de tirar o fôlego até para um gigante como a Volkswagen, que desde então busca alternativas para sanar de vez a dívida. Na terça-feira (14), noticiamos uma reportagem dos alemães Der Spiegel afirmando que a venda da Ducati (valendo hoje entre 1 e 2 bilhões) e da MAN (entre 4 e 5 bilhões) seriam estudadas na próxima reunião do conselho administrativo.
Desde então, a agência de notícias financeira Bloomberg também noticiou o caso. Eles afirmam que a Volkswagen fará, na terça-feira (21), uma revisão em seu portfólio de 12 marcas, que além da Audi e Man incluem a Scania, a Porsche, bem como empresas secundárias, como motores de navios e componentes de fabricação.