Para o chefe da Aprilia, Romano Albesiano, ter dois pilotos experientes como Álvaro Bautista e Marco Melandri pode fazer muita diferença na volta da marca italiana à MotoGP.
Bautista, de 30 anos foi campeão na classe 125cc em 2006 e estreou na categoria máxima em 2010, pela Suzuki. Desde 2012 corre pela Gresini, equipe que se fundiu com a Aprilia para 2015. O espanhol já conquistou três pódios e uma pole position.
Já Melandri, 32, teve sua primeira passagem pela MotoGP entre 2003 e 2010, competindo por Yamaha, Honda e Ducati, antes de se juntar à Aprilia no World Superbike. Lá o italiano refez a carreira e agora está de volta à categoria rainha.
Os dois pilotos somam mais de 400 GP’s disputados, sendo, portanto, uma das duplas mais experientes no grid. Uma característica que Romano Albesiano, chefe da Aprilia considera das mais importantes.
“É muito importante para nós ter dois pilotos experientes. Nós queríamos ter um piloto com experiência recente com motos desse nível e Álvaro, vindo da Honda, é o ideal. E Marco tem enorme experiência. Nós o conhecemos muito bem por trabalhar com ele no World Superbike e apreciamos a sua capacidade de desenvolver a moto. Nós temos dois pilotos que podem nos ajudar muito a desenvolver a moto e isso é importante, com um novo projeto.” (Romano Albesiano)
À princípio, a Aprilia irá correr com uma moto derivada da que utilizava no World Superbike com muito sucesso (foram campeões em 2010 e 2012 com Max Biaggi). No último mês, Bautista e Melandri testaram no circuito de Jerez, na Espanha, uma versão com pneus Bridgestone (fornecedora da MotoGP) e um novo motor.